Sumários
Flexibilidade
3 Dezembro 2021, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão prática sobre flexibilidade (continuação). A importância do aquecimento para a performance da amplitude articular.
- Situações específicas da dança que envolvem flexibilidade ativa e dinâmica. A relação da flexibilidade com a força.
- Comparação dos métodos PNF, ativo e passivo para a amplitude da flexão da coxo-femural. Outros movimentos ao nível dessa articulação (extensão, adução, abdução, rotação interna e externa).
- Como melhorar o cou-de-pied? Exemplo da utilização das técnicas PNF.
Flexibilidade
30 Novembro 2021, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão prática sobre flexibilidade. Avaliação desta capacidade: testes comuns e testes específicos. O exemplo da medição do turnout/ en dehors (rotação externa dos membros inferiores) com utilização dos discos funcionais.
- Identificação de situações de dança (aulas, ensaios, espetáculos) em que esta qualidade se manifesta. Tipos de flexibilidade: ativa, passiva, estática, dinâmica.
Aquecimento e Retorno à Calma
30 Novembro 2021, 14:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Conceito de aquecimento (warm-up). Justificação (bases fisiológicas e psicológicas). Tipos de aquecimento. Estrutura do aquecimento (componentes e parâmetros). Princípios e indicações básicas. A idade e o aquecimento. O aquecimento e a dança: o problema da barra e a questão da intermitência de atuação em ensaios e em especáculos.
- Conceito de retorno à calma (cool-down). Justificação (bases fisiológicas e psicológicas). Estrutura do retorno à calma: diminuição da frequência cardíaca, sequência de alongamentos, exercícios relaxamento. Dependência da atividade principal relativamente aos conteúdos.
Bibliografia
- Xarez, L. & Oliveira, R. (2009). Why, what and how: basic components of cool-down in dance. Conference Proceedings of the 19th Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science), The Hague, Holanda, p.26-27.
- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Warm-up in Dance: Specificity, Duration and Intensity. Proceedings of the Conference of PAMA - Performing Arts Medicine Association. Aspen, Colorado, EUA, p. 60-61.
- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Warm-up without static stretching. Conference Proceedings of the 18th Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science), (p.38-39). Cleveland, EUA.
- Rodrigues, L.X. (2007). Warm-up in Dance: a problem with a solution. Proceedings of the 1st Conference of Dance Medicine & Science of Estonia: “Medicine and Science for the benefit of dancer” (pp. 17-21). Vilandji, Estónia.
- Rodrigues, L.X. (2008). Die Aufwärmphase (Warm-up) beim Tanz: Sollen Kinder und Erwachsene die gleiche Methodik anwenden? (Warm-up in Dance: devem as crianças aquecer igual aos adultos?). Proceedings of the 10st Conference of Dance Medicine & Science of TanzMed” (p.56) Dresden, Germany.
Retorno à Calma (cool-down)
26 Novembro 2021, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão prática centrada nas ações motoras em dança (passos, deslocamentos, saltos, quedas, posturas, equilíbrios, voltas e gestos) com relevo para a importância do retorno à calma (cool-down). A importância de
uma transição adequada, sem paragens bruscas, da parte principal do episódio de stress (aula, ensaio, espetáculo) para a atividade quotidiana.
- As 3 fases do retorno à calma: diminuição da frequência cardíaca, sequência de alongamentos e exercícios relaxamento.
- A importância de terminar bem, para promover uma recuperação mais rápida da fadiga e mais adequada do ponto de vista fisiológico.
Aquecimento (Warm-up)
23 Novembro 2021, 15:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Sessão prática centrada nas ações motoras em dança (passos, deslocamentos, saltos, quedas, posturas, equilíbrios, voltas e gestos) com relevo para a importância do aquecimento (warm-up). A necessidade de aquecer antes de uma aula, um ensaio ou um espetáculo.
- As 3 fases do aquecimento: cardiorrespiratória, músculo-articular e específica. A ordem das fases não é arbitrária. O aquecimento em função da parte principal da aula, ensaio ou espetáculo. Princípios da especificidade e da individualização.
- Controlo da frequência respiratória e da frequência cardíaca. Outros sinais (transpiração, calor corporal) a ter em conta para evitar a fadiga durante o período de aquecimento.