Sumários

A expressão das emoções e a comunicação não-verbal nos pequenos grupos

8 Abril 2022, 13:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.

Importância do feedback e suas conexões aos aspectos não verbais da comunicação;  tipos de feedback.

O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback  em dinâmica de grupos. Definição de feedback.

Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)

Noção de feedback  postivo e de feedback  correctivo (ou negativo)

A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo

 

 

Exercício prático

Expressão das emoções e tomada de consciência dos respectivos processos sensoriais e padrões de movimento. Dimensões psicofísicas da experiência emocional (experenciar a vivência interna de distintos estados emocionais). Efeitos da expressão de estados emocionais nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).

Documentário para visionar: As emoções nos animais. Link para o documentário: https://drive.google.com/file/d/1CKuafCZ5DAUpvYnnJZHgEQvgQHzPB7Z1/view?usp=sharing

 

 

De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho

Fritzen, S.J. (2009) Exercícios Prarticos e Dinâmica de Grupo. Petrópolis, Ed. Vozes

Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute

Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água

Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Os processos de coesão nos pequenos grupos

6 Abril 2022, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Dinâmica de Grupos: processos de coesão

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos: o modelo de Tuckman (1977)

A importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um grupo.

Características e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980).

Coesão espontânea e coesão estimulada: o papel do animador

Factores que fomentam a coesão.

Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.

 

Exercício Prático: a situação da “gruta” enquanto dinamizador da consciência dos processos de coesão num grupo: padrões de acção e padrões de pensamento

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian



Os processos de coesão nos pequenos grupos

6 Abril 2022, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Dinâmica de Grupos: processos de coesão

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos: o modelo de Tuckman (1977)

A importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um grupo.

Características e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980).

Coesão espontânea e coesão estimulada: o papel do animador

Factores que fomentam a coesão.

Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.

 Exercício Prático: a situação da “gruta” enquanto dinamizador da consciência dos processos de coesão num grupo: padrões de acção e padrões de pensamento

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Aula 18 (MM) - Apresentação dos pré-pré-projetos DASC (continuação)

1 Abril 2022, 14:00 margarida moura

- Apresentação dos pré-pré-projetos (conjunto de intenções) DASC em contexto de aula, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): 

O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação). Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas. 

- Feedbacks dos colegas e do docente  para cada pré-projeto apresentado.

- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).


Aula 17 (MM) - Apresentação dos pré-pré-projetos

1 Abril 2022, 13:00 margarida moura

- Apresentação dos pré-pré-projetos (conjunto de intenções) DASC em contexto de aula, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): 

O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação). Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas. 

- Feedbacks dos colegas  para cada pré-projeto apresentado.

- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).