Sumários
A expressão das emoções e a comunicação não-verbal nos pequenos grupos
8 Abril 2022, 13:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Comunicação
não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos. As emoções básicas e a
sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da
comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da
comunicação. Importância do feedback e suas conexões aos aspectos
não verbais da comunicação; tipos de feedback. O
papel do feedback em dinâmica de
grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em
dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de
grupos. Definição de feedback. Directrizes
para uma adequada emissão de feedback
(Fritzen, 1985) Noção
de feedback postivo e de feedback correctivo (ou
negativo) A
Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do
relacionamento humano dentro de um grupo Exercício prático Expressão
das emoções e tomada de consciência dos respectivos processos sensoriais e
padrões de movimento. Dimensões psicofísicas da experiência emocional
(experenciar a vivência interna de distintos estados emocionais). Efeitos da
expressão de estados emocionais nas relações interpessoais e em dinâmicas de
grupo (tema a prosseguir na aula seguinte). Documentário
para visionar: As emoções nos animais.
Link para o documentário: https://drive.google.com/file/d/1CKuafCZ5DAUpvYnnJZHgEQvgQHzPB7Z1/view?usp=sharing |
De
Bono, Edward (2005) O Pensamento
Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho Fritzen,
S.J. (2009) Exercícios Prarticos e
Dinâmica de Grupo. Petrópolis, Ed. Vozes Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation
Factors. Oregon: Boldness Institute Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção
Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi Hogg,
Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall Manes,
Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres:
G.& Breach Publishers
Hall,
E. (1986) A Dimensão Oculta,
Lisboa, Relógio d´Água Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979)
Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF Vala,
J. E col. (2006) Psicologia social ,
Lisboa, F.C.Gulbenkian |
Os processos de coesão nos pequenos grupos
6 Abril 2022, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Dinâmica de Grupos: processos de
coesão Etapas
ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos: o modelo de
Tuckman (1977) A
importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e
coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um
grupo. Características
e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980). Coesão
espontânea e coesão estimulada: o papel do animador Factores
que fomentam a coesão. Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o
desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.
Exercício Prático: a situação da “gruta” enquanto dinamizador da consciência dos
processos de coesão num grupo: padrões de acção e padrões de pensamento
|
Bibliografia Guerra,
M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg,
M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall Littlejohn,
S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar Manes,
Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres:
G.& Breach Publishers Vala,
J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian |
Os processos de coesão nos pequenos grupos
6 Abril 2022, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Dinâmica de Grupos: processos de
coesão Etapas
ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos: o modelo de
Tuckman (1977) A
importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e
coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um
grupo. Características
e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980). Coesão
espontânea e coesão estimulada: o papel do animador Factores
que fomentam a coesão. Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o
desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.
|
Bibliografia Guerra,
M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg,
M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall Littlejohn,
S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar Manes,
Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres:
G.& Breach Publishers Vala,
J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian |
Aula 18 (MM) - Apresentação dos pré-pré-projetos DASC (continuação)
1 Abril 2022, 14:00 • margarida moura
- Apresentação dos pré-pré-projetos (conjunto de intenções) DASC em contexto de aula, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação):
O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação). Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas e do docente para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).
Aula 17 (MM) - Apresentação dos pré-pré-projetos
1 Abril 2022, 13:00 • margarida moura
- Apresentação dos pré-pré-projetos (conjunto de intenções) DASC em contexto de aula, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação):
O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação). Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).