Sumários
Aula 5 (T) - Reflexão sobre o guião de elaboração de projetos DASC
4 Março 2022, 13:00 • margarida moura
projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social.
Lisboa.
Campos, Joana (2011). Formação em animação sociocultural: contributos de projectos de investigação e
intervenção em animação socioeducativa. http://revista.fct.unesp.br
Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel.
Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação
Aula (4) - OT - Guião de um projeto DASC (Dança e Animação Sociocultural)
25 Fevereiro 2022, 14:00 • margarida moura
Principais itens a ter em consideração na consecução de um projeto DASC. Guião.
- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção
- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam
- PARA QUÊ - finalidades, objetivos e metas
- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos
- QUANTO – metas a alcançar
- PARA QUEM - destinatários (diretos e indiretos)
- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico
- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento
- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros
- QUANDO - calendarização (situação no tempo)
- O QUE ALCANÇAR - resultados esperados, avaliação
projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social.
Lisboa.
Campos, Joana (2011). Formação em animação sociocultural: contributos de projectos de investigação e
intervenção em animação socioeducativa. http://revista.fct.unesp.br
Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel.
Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação
Aula 3 (T) - Animação Sociocultural (ASC): delimitação conceptual.
25 Fevereiro 2022, 13:00 • margarida moura
ASC: delimitação conceptual
ASC e conceitos: cultura, difusão cultural, educação popular, ASC ≠ difusão cultural, democratização e democracia cultural.
Caracterização ASC.
Finalidades ASC.
ASC e parentes próximos (ed. Permanente, ped. Social, ed. Formal e informal, ped. Ócio e
Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget.
Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.
Trilla,J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44
AULA 2 (TP) - DASC - Atividades mimadas na relação com o espaço da sessão
23 Fevereiro 2022, 11:00 • margarida moura
Aprendizagem das sequências:
BÁRÁCUMBÁRA e Ó IEPO na relação com os materiais da “sala”.
Em grupo adaptam uma das sequências aos materiais disponíveis.
Vivência da canção mimada, Sabiá, para trabalhar os conceitos: liberdade e aceitação da individualidade.
Bibliografia
Ander-Egg, E.(1999). O léxico do animador, Amarante. Edições ANASC.
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Bennett, J. & Riemer, P. (1995). Rhythmic activities and dance. Champaign: Human Kinetics. (FMH – 20253).
AULA 1 (T) - DASC - Apresentação da unidade curricular
23 Fevereiro 2022, 10:00 • margarida moura
A) Apresentação do programa. Reflexão sobre a avaliação formativa (tarefas – fichas diversas, assiduidade,...) e a avaliação sumativa - Projeto DASC final (inclui a concepção teórica do projeto, de 1 plano de sessão DASC e de um modelo de relatório de sessão). Itens do processo avaliativo:
E (20%) - Evolução (assiduidade, pontualidade, empenhamento, atitude ativa e participativa nas aulas)
FF (20%) - Elaboração de fichas / atividades formativas sobre conteúdos abordados
R (10%) - Relatório sobre “Dinâmica de grupos”
PB (10%) - Pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento de determinada temática.
P (40%) - Realização de um projeto de Dança - Animação como avaliação sumativa da disciplina.
Nota final = 0.20E+0.20FF+0.10R+0.10PB+0.4P
C) Reflexão sobre as aulas OT – apoio aos projetos e às tarefas solicitadas. Organização dos estudantes pelas aulas OT.
Bibliografia:
Ander-Egg, E.(1999). O léxico do animador, Amarante. Edições ANASC.
Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.
Trilla,J. (2004). Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.