Sumários
Aula 25 (MM) - DASC na 3ª e 4ª idades
4 Maio 2022, 10:00 • margarida moura
- DASC na 3ª (60-80 anos) e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?
- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).
- Onde? Residências de idosos, centros de dia, associações e coletividades, lares de 3ª idade.
- Como? Modelos de PARTICIPAÇÃO, integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente inter-relacional, concreto e específico. Modelos de ACTUALIZAÇÃO.
- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, inter-relacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais.
Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.
- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo 3ª e 4ªas idades. Tarefa de grupo (2 no máximo).Aula 24 (MM) - Apoio turorial sobre DASC com crianças e jovens
29 Abril 2022, 14:00 • margarida moura
Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à infância (1ª, 2ª e 3ª infâncias).
Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à juventude (12-24 anos).
Aula 23 (MM) - Dança e Animação com jovens
29 Abril 2022, 13:00 • margarida moura
DASC na juventude / DASC com jovens (12-24 anos adolescentes e jovens): O quê? onde? como?
Recursos, objetivos, atividades, estratégias, funções e conhecimentos do animador.
Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JOVENS ((adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Tarefa de grupo (2 no máximo).
Bibliografia
Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.
Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude”. Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa. http://www.seg-social.pt/documents/10152/13326/percursos_vida_jovens_apos_saida_lares
Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26
http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf
Aula 22 (MM) - Atividades para crianças
27 Abril 2022, 11:00 • margarida moura
Vivência de atividades para crianças, pensadas, propostas, orientadas e fundamentadas pelos estudantes. Reflexão sobre os aspetos mais e menos conseguidos em função da população alvo.
Aula 21 (MM) - Dança e Animação na Infância
27 Abril 2022, 10:00 • margarida moura
DASC NA INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12 anos).
Características, finalidades, objetivos, planificação, responsáveis, atividades, enfoque e avaliação.
Critérios de seleção das atividades.
Tarefa formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª, 2ª ou 3ª). Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217
Hidalgo Latorre, Elisa (2010). La Animacón Sociocultural en La Infancia. Revista Digital Enfoques Educativos. 63, pp 26-35. http://www.enfoqueseducativos.es