Sumários

Aula 25 (MM) - DASC na 3ª e 4ª idades

4 Maio 2022, 10:00 margarida moura

- DASC na 3ª (60-80 anos)  e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?

- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).

- Onde? Residências de idosos, centros de dia, associações e coletividades, lares de 3ª idade.

- Como? Modelos de  PARTICIPAÇÃO, integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente inter-relacional, concreto e específico. Modelos de  ACTUALIZAÇÃO.

- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, inter-relacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais. 

Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.

- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo 3ª e 4ªas idades. Tarefa de grupo (2 no máximo).


Aula 24 (MM) - Apoio turorial sobre DASC com crianças e jovens

29 Abril 2022, 14:00 margarida moura

Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à infância (1ª, 2ª e 3ª infâncias). 

Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à juventude (12-24 anos). 


Para a próxima aula os estudantes criam, com materiais recicláveis, um instrumento sonoro. Fotografam e enviam, por e-mail, ao docente. Levam o instrumento para a aula.


Aula 23 (MM) - Dança e Animação com jovens

29 Abril 2022, 13:00 margarida moura

DASC na juventude / DASC com jovens (12-24 anos adolescentes e jovens): O quê? onde? como?

Recursos, objetivos, atividades, estratégias, funções e conhecimentos do animador.


Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JOVENS ((adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Tarefa de grupo (2 no máximo). 


Bibliografia

Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.

Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude”. Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa. http://www.seg-social.pt/documents/10152/13326/percursos_vida_jovens_apos_saida_lares

Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26

 http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf


Aula 22 (MM) - Atividades para crianças

27 Abril 2022, 11:00 margarida moura

Vivência de atividades para crianças, pensadas, propostas, orientadas e fundamentadas pelos estudantes. Reflexão sobre os aspetos mais e menos conseguidos em função da população alvo.


Aula 21 (MM) - Dança e Animação na Infância

27 Abril 2022, 10:00 margarida moura

DASC NA INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12 anos).

Características, finalidades, objetivos, planificação, responsáveis,  atividades, enfoque e avaliação.
Critérios de seleção das atividades.


Tarefa formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª, 2ª ou 3ª). Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,

2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)

6) 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.


Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.

Bibliografia

Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217

Hidalgo  Latorre,  Elisa (2010). La  Animacón  Sociocultural  en  La  Infancia. Revista  Digital  Enfoques  Educativos. 63, pp 26-­35. http://www.enfoqueseducativos.es