Sumários
Aula 20 (MM) - Planos e relatórios de sessão
22 Abril 2022, 14:00 • margarida moura
Aula19 (MM) - Avaliação em DASC (Dança e Animação Sociocultural)
22 Abril 2022, 13:00 • margarida moura
AVALIAÇÃO EM DASC (diferente de controlo e igual a auto regulação).
- Condicionantes (políticas, sociais, económicas e técnicas.)
- Funções da avaliação.
- Tipos de avaliação / critérios de avaliação.
- Objetivos da avaliação.
- Técnicas avaliativas: contexto, planificação, processo, resultados.
- Relação atividades-conteúdos-objetivos-avaliação.
- Reflexão sobre a avaliação a ser considerada nos projetos.
Bibliografia
Martinez, X. (2004). A avaliação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 189-203.
Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos.
20 Abril 2022, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia
social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou
divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
Expressão das emoções e comunicação não-verbal. Funções da expressão das emoções. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação.
O efeito de loafing
(inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal
Exercício prático. Explo: escolher um estado emocional experimentado recentemente (ou ou a pessoa, ou o dinamizador escolhe uma emoção), que cada um interiorizará tentando manifestá-la ao restante grupo (observador). Depois, o grupo tenta identificar a emoção, dando feedback o mais preciso possível sobre o desempenho do colega “actor”. Proceder assim com todos os elementos do grupo. à vez. Chamar a atenção sobre as ressonâncias motoras e sensoriais da emoção.
Possível
desenvolvimento:
posteriormente, identificar esses padrões de expressão emocional “eficazes”,
poderá servir de base auma pequena composição coreográfica ou dramatizada, por
exemplo.
Reflectir
sobre a relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham, e sobre
o modo de emitir/receber feedback.
Potencialidades
de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros
propósitos: possibilidades da
adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos, suas fases e
contextos específicos.
Ou
Procurar
exercícios alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que
respondam a estes fins e incluí-los nos relatórios individuais. Poderão desenvolvê-los e, sobretudo,
justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os tópicos da aula
(expressão das emoções, feedback, inércia
social)
Processos
criativos em dinâmica de grupos
O papelo do pensamento lateral (ou divergente) no desempenho e
criatividade em dinâmica de grupos. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por
exposição; por geração formal.
Exercício
prático.
Construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e
proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados
pelo mesmo estímulo.
Reflectir sobre as potencialidades
e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento; sobre a especificidade
do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados.
A relevância do exercício da “expressão da
divergência”, por exposição a
estímulos aleatórios, na dinâmica
de grupos e na geração de ideias novas (explo: contrariar a inércia social (loafing) ou “pensamento de grupo”);
incremento do envolvimento e participação individual; aspectos positivos
associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas
convencionais de raciocínio.
Ou
Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos.
20 Abril 2022, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Expressão das emoções, feedback, e comunicação não-verbal (conclusão). Inercia
social. Processos criativos em dinâmica de grupos. Pensamento lateral (ou
divergente), desempenho e criatividade em dinâmica de grupos O efeito de loafing
(inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito
grupal Exercício prático. Explo:
escolher um estado emocional experimentado recentemente (ou ou a pessoa, ou o
dinamizador escolhe uma emoção), que cada um interiorizará tentando
manifestá-la ao restante grupo (observador). Depois, o grupo tenta
identificar a emoção, dando feedback o
mais preciso possível sobre o desempenho do colega “actor”. Proceder assim
com todos os elementos do grupo. à vez. Chamar a atenção sobre as
ressonâncias motoras e sensoriais da emoção. Possível
desenvolvimento:
posteriormente, identificar esses padrões de expressão emocional “eficazes”,
poderá servir de base auma pequena composição coreográfica ou dramatizada,
por exemplo. Reflectir
sobre a relação entre o exercício e a “Janela Johari” de Luft e Ingham, e
sobre o modo de emitir/receber feedback. Potencialidades
de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros
propósitos: possibilidades da
adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos, suas fases
e contextos específicos. Ou Procurar
exercícios alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que
respondam a estes fins e incluí-los nos relatórios individuais. Poderão desenvolvê-los e, sobretudo,
justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os tópicos da aula
(expressão das emoções, feedback, inércia
social) Processos
criativos em dinâmica de grupos O papelo do pensamento lateral (ou divergente) no desempenho e
criatividade em dinâmica de grupos. Principais formas de gerar estímulos aleatórios:
por exposição; por geração formal. Exercício
prático.
Construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e
proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo
despoletados pelo mesmo estímulo. Reflectir sobre as potencialidades
e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento; sobre a especificidade
do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente
realizados. A relevância do exercício da “expressão da divergência”, por exposição a estímulos
aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (explo:
contrariar a inércia social (loafing)
ou “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento e participação
individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de
interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Ou Procurar exercícios
alternativos nos livros de Fritzen (2009) ou de Manes (2005) que respondam a
estes fins e incluí-los nos relatórios individuais. Poderão desenvolvê-los e, sobretudo,
justificá-los, reflectindo sobre como se relacionam com os topicos da aula
(inércia social, criatividade) |
Aula de Dinâmica de grupos - A expressão das emoções e a comunicação não-verbal nos pequenos grupos
8 Abril 2022, 14:00 • margarida moura
Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos. As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica).
Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação. Importância do feedback e suas conexões aos aspectos não verbais da comunicação; tipos de feedback.
O papel do feedback em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de grupos. Definição de feedback. Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985). Noção de feedback postivo e de feedback correctivo (ou negativo).
A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo
Exercício prático Expressão das emoções e tomada de consciência dos respectivos processos sensoriais e padrões de movimento.
Dimensões psicofísicas da experiência emocional (experenciar a vivência interna de distintos estados emocionais). Efeitos da expressão de estados emocionais nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte). Documentário para visionar: As emoções nos animais. Link para o documentário: https://drive.google.com/file/d/1CKuafCZ5DAUpvYnnJZHgEQvgQHzPB7Z1/view?usp=sharing
Bibliografia
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,Pergaminho Fritzen, S.J. (2009) Exercícios Prarticos e Dinâmica de Grupo. Petrópolis, Ed. Vozes Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. ESF Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian