Sumários

As etapas de desenvolvimento dos pequenos grupos (Tuckman, 1977)

30 Março 2022, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (desenvolvimento e conclusão): o modelo de Tuckman (1977): formação, tempestade, estabelecimento de normas, desempenho e luto-despedida.

Adequação do modelo de Tuckman às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação.

A matriz gerencial de Blake  Mouton.

­

Exercício prático. Estratégias d­­­e facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de carácter interaccional focada na ensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hétero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos, em diferentes etapas da vida do grupo.; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do  movimento expressivo/dança

 Debate sobre o tema.

Critérios para a constituição de um dossiê de imagens.

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


As etapas de desenvolvimento dos pequenos grupos (Tuckman, 1977)

30 Março 2022, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (desenvolvimento e conclusão): o modelo de Tuckman (1977): formação, tempestade, estabelecimento de normas, desempenho e luto-despedida.

Adequação do modelo de Tuckman às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação.

A matriz gerencial de Blake  Mouton.

­Exercício prático. Estratégias d­­­e facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de carácter interaccional focada na ensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hétero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos, em diferentes etapas da vida do grupo.; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do  movimento expressivo/dança

 Debate sobre o tema.

Critérios para a constituição de um dossiê de imagens.

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Aula 16 (MM) - Apresentação da atividade de movimento e voz

25 Março 2022, 14:00 margarida moura

Apresentação, por parte dos estudantes e em contexto de aula, da tarefa formativa de Movimento e Voz, preparada para as populações: crianças, jovens,  3ªidade e populações marginalizadas. Avaliação individual ou em grupos de 2.

Critérios de avaliação: a) cumprimento do tipo de tarefa solicitada (Voz e Movimento); b) apresentação sequencial, coerente e fundamentada da atividade; c) adequabilidade da atividade à população alvo; d) originalidade e carácter inovador da atividade; e) domínio e segurança na condução e apoio da atividade.

Auto e hetero-avaliação sobre as atividades apresentadas.


Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes devem elaborar 2 páginas, e não mais, com as intenções do projeto (pré-pré-projeto) – seguir os diferentes passos, o quê? quando? como? porquê? com quem?. valorizar até 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas. A apresentar na próxima aula.


Aula 15 (MM) - Elaboração de projetos DASC

25 Março 2022, 13:00 margarida moura

- LOCALIZAÇÃO E COBERTURA ESPACIAL: macro e micro localização e espaço geográfico.

- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção.

- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam.

- PARA QUÊ -  finalidades e objetivos (gerais, específicos).

- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos.

- QUANTO – metas a alcançar (dimensão operativa dos objetivos: quanto (se quer obter), quando (prazo específico) e onde (âmbito e/ou espaço delimitado).

- PARA QUEM - destinatários / beneficiários (diretos e indiretos).

- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico.

- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento.

- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros.

- QUANDO - calendarização (situação no tempo).

- QUE RESULTADOS -  resultados esperados, avaliação (de processo, de resultado e de impacto).


Bibliografia

Ander-Egg, E.; Idáñez, Maria (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.

Vacas, M. (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. http://www.seg-social.pt/documents/10152/51709/Projectos_concepcao_desenvolvimento/e442605a-b933-4fe7-afa2-b2a52d2b96fb

Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.


Introdução à temática “dinâmica de grupos”

23 Março 2022, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O que é um grupo?

Psicologia individual, psicologia colectiva e psicologia social: contributos para a definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos, segundo as suas características

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação. Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)

A Psicologia Social no estudo dos processos grupais.

Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.

Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005)

Tipos de grupo: principais características

Alguns contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos não-terapêuticos.

Exercício prático: o exercício da vara enquanto experiência das etapas de desenvolvimento dos grupos (Tuckman, 1977)