Sumários
As etapas de desenvolvimento dos pequenos grupos (Tuckman, 1977)
30 Março 2022, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Etapas ou fases
previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (desenvolvimento e
conclusão): o modelo de Tuckman (1977): formação, tempestade, estabelecimento
de normas, desempenho e luto-despedida. Adequação do modelo de
Tuckman às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de
dança e animação. A matriz gerencial de
Blake Mouton. Exercício
prático.
Estratégias de facilitação da comunicação e da participação dos elementos
do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da
consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de carácter
interaccional focada na ensibilização e estimulação das relações
interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hétero e
auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da
sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos, em diferentes
etapas da vida do grupo.; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e
não-verbal, e da sua transposição em termos do movimento expressivo/dança Debate sobre o tema. Critérios
para a constituição de um dossiê de imagens. |
Guerra, M. e col. (2005) Intervenção
Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology,
Londres Prentice Hall Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos
Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para
Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social ,
Lisboa, F.C.Gulbenkian |
As etapas de desenvolvimento dos pequenos grupos (Tuckman, 1977)
30 Março 2022, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Etapas ou fases
previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (desenvolvimento e
conclusão): o modelo de Tuckman (1977): formação, tempestade, estabelecimento
de normas, desempenho e luto-despedida. Adequação do modelo de
Tuckman às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de
dança e animação. A matriz gerencial de
Blake Mouton. Exercício prático. Estratégias de facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de carácter interaccional focada na ensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hétero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos, em diferentes etapas da vida do grupo.; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do movimento expressivo/dança Debate sobre o tema. Critérios
para a constituição de um dossiê de imagens. |
Guerra, M. e col. (2005) Intervenção
Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology,
Londres Prentice Hall Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos
Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para
Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Vala, J. E col. (2006) Psicologia Social ,
Lisboa, F.C.Gulbenkian |
Aula 16 (MM) - Apresentação da atividade de movimento e voz
25 Março 2022, 14:00 • margarida moura
Apresentação, por parte dos estudantes e em contexto de aula, da tarefa formativa de Movimento e Voz, preparada para as populações: crianças, jovens, 3ªidade e populações marginalizadas. Avaliação individual ou em grupos de 2.
Critérios de avaliação: a) cumprimento do tipo de tarefa solicitada (Voz e Movimento); b) apresentação sequencial, coerente e fundamentada da atividade; c) adequabilidade da atividade à população alvo; d) originalidade e carácter inovador da atividade; e) domínio e segurança na condução e apoio da atividade.
Auto e hetero-avaliação sobre as atividades apresentadas.
Aula 15 (MM) - Elaboração de projetos DASC
25 Março 2022, 13:00 • margarida moura
- LOCALIZAÇÃO E COBERTURA ESPACIAL: macro e micro localização e espaço geográfico.
- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção.
- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam.
- PARA QUÊ - finalidades e objetivos (gerais, específicos).
- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos.
- QUANTO – metas a alcançar (dimensão operativa dos objetivos: quanto (se quer obter), quando (prazo específico) e onde (âmbito e/ou espaço delimitado).
- PARA QUEM - destinatários / beneficiários (diretos e indiretos).
- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico.
- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento.
- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros.
- QUANDO - calendarização (situação no tempo).
- QUE RESULTADOS - resultados esperados, avaliação (de processo, de resultado e de impacto).
Bibliografia
Ander-Egg, E.; Idáñez, Maria (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.
Vacas, M. (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. http://www.seg-social.pt/documents/10152/51709/Projectos_concepcao_desenvolvimento/e442605a-b933-4fe7-afa2-b2a52d2b96fb
Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Introdução à temática “dinâmica de grupos”
23 Março 2022, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O
que é um grupo?
Psicologia
individual, psicologia colectiva e psicologia social: contributos para a
definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos,
segundo as suas características
Etapas
ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o
modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de
dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação. Áreas sócio-operatórias e
sócio afectivas (Bales 1950)
A
Psicologia Social no estudo dos processos grupais.
Fundadores
dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.
Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005)
Tipos de
grupo: principais características
Alguns
contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e
grupos não-terapêuticos.
Exercício prático: o exercício da vara enquanto experiência das etapas de desenvolvimento dos grupos (Tuckman, 1977)