Sumários

Apresentação da Unidade Curricular DASC. Introdução à temática “dinâmica de grupos”

23 Março 2022, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Apresentação do módulo

Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.

Processo de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório sinóptico

(15% da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco.

* Data de entrega do relatório à docente: 26 de Abril, para o correio electrónico

(lroubaud@fmh.ulisboa.pt), em word. A entrega em papel é facultativa

* Extensão dos relatórios: de 2000 a 2500 palavras

* É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica

* A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas aulas) valoriza nota  do módulo (5% da nota final)

 

O que é um grupo?

Psicologia individual, psicologia colectiva e psicologia social: contributos para a definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos, segundo as suas características

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação. Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)

A Psicologia Social no estudo dos processos grupais.

Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.

Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005)

Tipos de grupo: principais características

Alguns contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos não-terapêuticos.

Exercício prático: o exercício da vara enquanto experiência das etapas de desenvolvimento dos grupos (Tuckman, 1977)


Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Aula 14 (MM) - Continuação da apresentação das fichas de leitura

18 Março 2022, 14:00 margarida moura

Continuação da apresentação das Fichas de Leitura. Anexar  o artigo específico e enviar artigo e ficha de leitura à docente via e-mail. Avaliação individual ou em grupos de 2.

Ficha de leitura sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 2 páginas com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo. 


Critérios de avaliação:
a) Qualidade do artigo escolhido
b) Especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação)
c) Identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave)
d) Rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a informação prioritária)
e) Qualidade da reflexão crítica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC

f) Qualidade da apresentação do artigo em contexto de aula (fluidez e domínio da informação e criatividade na apresentação - meios auxiliares)


Aula 13 (MM) - Apresentação das fichas de leitura

18 Março 2022, 13:00 margarida moura

- Apresentação e entrega das Fichas de Leitura. Anexar  o artigo específico e enviar artigo e ficha de leitura à docente via e-mail. Avaliação individual ou em grupos de 2.

Ficha de leitura sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 2 páginas com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo. 


Critérios de avaliação:
a) Qualidade do artigo escolhido
b) Especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação)
c) Identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave)
d) Rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a informação prioritária)
e) Qualidade da reflexão crítica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC

f) Qualidade da apresentação do artigo em contexto de aula (fluidez e domínio da informação e criatividade na apresentação - meios auxiliares)


Aula 12 - Texto em movimento para uma população específica

16 Março 2022, 11:00 margarida moura

Texto e movimento em contexto de sala de aula, para uma população alvo escolhida durante a aula, crianças de 9-10 anos e seniores de 75-90 anos. Adaptação do jogo cantado, OIÉPO,  à população e ao espaço e materiais da sala de aula.

Tarefa formativa para a próxima aula:  Realização de uma atividade de movimento e voz (história, jogo mimado, cantado, ...) pensada para uma das populações (desejavelmente para a população alvo dos projetos DASC), crianças,   jovens, adultos ou 3ª/4ª idades (destacar as características da população alvo que justificam a escolha da atividade). Grupos de 2 elementos para um máximo de 10min. por grupo.


Aula 11 - Técnicas de Intervenção em Dança e Animação Sociocultural

16 Março 2022, 10:00 margarida moura

 TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM DASC: o que são? Quando usar? Para que servem? A quem? Com que meios? Quando? Onde?

TIPOS de TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: de diagnóstico da realidade social.

TECNOLOGIA SOCIAL (diagnóstico; definição de objetivos; programação; recursos humanos, económicos e materiais; relacionamento e comunicação; de feedback e avaliação.

TÉCNICAS QUE FAVORECEM A SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS: feedback como reestruturação, indicadores de processo e resultado, avaliação de satisfação, brainstorming

TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: reuniões, negociação, intervenção com grupos numerosos, comunicação intra-institucional, difusão e iniciativa.

Bibliografia
Vallicrosa, J. (2004). Técnicas de intervenção na animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp171-188