Sumários
Apresentação da Unidade Curricular DASC. Introdução à temática “dinâmica de grupos”
23 Março 2022, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Apresentação do módulo Apresentação
dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”. Processo
de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório
sinóptico (15%
da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco. *
Data de entrega do relatório à docente: 26 de Abril, para o correio
electrónico (lroubaud@fmh.ulisboa.pt), em
word. A entrega em papel é facultativa *
Extensão dos relatórios: de 2000 a 2500 palavras *
É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica *
A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas
aulas) valoriza nota do módulo (5% da
nota final) O
que é um grupo? Psicologia
individual, psicologia colectiva e psicologia social: contributos para a
definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos,
segundo as suas características Etapas
ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o
modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de
dinâmicas de grupo em contextos de dança e animação. Áreas sócio-operatórias
e sócio afectivas (Bales 1950) A
Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores
dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin. Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005) Tipos de
grupo: principais características Alguns
contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e
grupos não-terapêuticos. Exercício prático: o exercício da vara
enquanto experiência das etapas de desenvolvimento dos grupos (Tuckman, 1977) |
Bibliografia Guerra,
M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed. Hogg,
M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall Vala,
J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian |
Aula 14 (MM) - Continuação da apresentação das fichas de leitura
18 Março 2022, 14:00 • margarida moura
Continuação da apresentação das Fichas de Leitura. Anexar o artigo específico e enviar artigo e ficha de leitura à docente via e-mail. Avaliação individual ou em grupos de 2.
Ficha de leitura sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 2 páginas com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo.
Critérios de avaliação:
a) Qualidade do artigo escolhido
b) Especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação)
c) Identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave)
d) Rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a informação prioritária)
e) Qualidade da reflexão crítica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC
f) Qualidade da apresentação do artigo em contexto de aula (fluidez e domínio da informação e criatividade na apresentação - meios auxiliares)
Aula 13 (MM) - Apresentação das fichas de leitura
18 Março 2022, 13:00 • margarida moura
- Apresentação e entrega das Fichas de Leitura. Anexar o artigo específico e enviar artigo e ficha de leitura à docente via e-mail. Avaliação individual ou em grupos de 2.
Ficha de leitura sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 2 páginas com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo.
Critérios de avaliação:
a) Qualidade do artigo escolhido
b) Especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação)
c) Identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave)
d) Rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a informação prioritária)
e) Qualidade da reflexão crítica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC
f) Qualidade da apresentação do artigo em contexto de aula (fluidez e domínio da informação e criatividade na apresentação - meios auxiliares)
Aula 12 - Texto em movimento para uma população específica
16 Março 2022, 11:00 • margarida moura
Aula 11 - Técnicas de Intervenção em Dança e Animação Sociocultural
16 Março 2022, 10:00 • margarida moura