Sumários

Aula 10 - Apoio à consecução das fichas de leitura e brainstorming sobre os projetos DASC

11 Março 2022, 14:00 margarida moura

. Estado das fichas de leitura. Esclarecimento de dúvidas e apoio à sua consecução.


. Brainstorming sobre os projetos DASC, com registo dos títulos provisórios dos projetos, das populações específicas, das instituições e das formas de dança a trabalhar.


Aula 9 - O animadorsociocultural

11 Março 2022, 13:00 margarida moura

- O ANIMADOR Sociocultural:

a) características e qualidades;

b) funções e tarefas;

c) tipos e estilos de animadores (autoritário, permissivo e democrático);

d) formação: Que tipo? Que concepções? (personalista, racionalista e tecnicista). Formação contínua e formação deontológica.


Bibliografia

Badesa, S. (2004). Perfil del animador sociocultural. Disponível em:  https://books.google.pt/books?id=c71aavPPG4YC&pg=PA139&lpg=PA139&dq=perfil+do+animador,+destinat%C3%A1rios&source=bl&ots=IPeznAOMOI&sig=9l19WUjjAGtRRvy9NAiv6i0ticE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiIr_3pqO_KAhXItBoKHY9fBLgQ6AEILDAC#v=onepage&q=perfil%20do%20animador%2C%20destinat%C3%A1rios&f=false

Larrazábal, Maria (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-­‐cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-­‐134.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.


Aula 8 - materiais expressivos na relação com o espaço envolvente

9 Março 2022, 11:00 margarida moura

Reproduzir sem hesitações  (melodia e coreografia expressiva) os materiais expressivos: Oiépo e Bárácumbara. Adaptação ao espaço da sala de aula. Trabalho em pequenos grupos e juntando grupos (intergrupo). Destaque para a negociação, fundamental ao processo de criação e de reconstrução.


Tarefa formativa 1: elaboração de uma ficha de leitura (com o artigo anexado),  sobre um artigo de dança e/ou expressões artísticas na animação sociocultural e que se relacione com o âmbito (público alvo e abordagem artística) do projeto DASC de cada estudante. Não deve exceder 2 páginas com espaçamento 1,5 e tamanho de letra 11. Deve incluir a análise crítica e fundamentada do artigo.

Critérios de avaliação: a) qualidade do artigo escolhido, b) especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação), c) identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave), d) rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a inf. prioritária), e) pertinência e justificação da reflexão critica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC.


Aula 7 - Animação Sociocultural e contexto internacional

9 Março 2022, 10:00 margarida moura

- CORRENTES / POSIÇÕES DA ASC NO CONTEXTO INTERNACIONAL: sociocêntrica, psicocêntrica, antropocêntrica, eclética.

- DIMENSÕES ANÁLISE ASC NA EUROPA: terminológica, funcional, populacional, infra-estrutural, formativa e de dedicação.

- VARIÁVEIS INFLUENTES NOS PERFIS PROFISSIONAIS DOS ANIMADORES: destinatários, idade, sexo, problemáticas setoriais, nível educativo, situação laboral.

- NÍVEIS DE INTERVENÇÃO EUROPEIA DA ASC: cultural, social, educativa.

- ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: abertos e fechados/institui

- ESPAÇOS ASC: cultura; ação social;  educação, e. descentralizados; territorialidade e urbanismo; economia e comércio; investigação, formação, informação e publicidade; coordenação inter-setorial.


Bibliografia

Larrazábal, M. (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-134.

Ventosa, Victor. (2002). Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa,. Madrid. Editorial CCS.      


Aula 6 (OT) - Barinstorming sobre os projetos DASC

4 Março 2022, 14:00 margarida moura

Barinstorming sobre os projetos DASC.
Primeira reflexão conjunta, estudantes - docente, sobre as instituições, populações-alvos, tipo de abordagem a desenvolver para a elaboração dos projetos DASC.
Esclarecimento de dúvidas e sugestões sobre como prosseguir e superar possíveis ciladas do processo.