Sumários
Aula 29 (MM) - Início ao exercício de educação rítmica
11 Maio 2022, 11:00 • margarida moura
Aula 30 (MM) - Construção de coreogramas
11 Maio 2022, 10:00 • margarida moura
Aula 28 (MM) - Apoio turorial sobre DASC com populações senior e marginalizadas
6 Maio 2022, 14:00 • margarida moura
Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à população sénior.
Apoio tutorial à elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas às populações marginalizadas.
Apoio / esclarecimento de dúvidas sobre a apresentação, em contexto de aula, das atividades elaboradas para crianças, jovens, idosos e populações marginais.
Apoio às questões, em resolução com as instituições, específicas à elaboração dos projetos DASC: conteúdos, atividades e duração do projeto.
Aula 27 (MM) - DASC com populações marginalizadas
6 Maio 2022, 13:00 • margarida moura
DASC E MARGINALIZAÇÃO: O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; carácter sistémico da intervenção DASC.
- Características essenciais da intervenção: flexibilidade de programas; contínua adaptação à realidade concreta; carácter sistémico da intervenção DASC (na saúde, no ócio, na educação, na reeducação, na cultura, ...); existência de planificação – execução – avaliação – controlo; experiências de aceitação das e nas diferenças; conflitos enquanto elementos de crescimento; responsabilização de cada um e do outro (decisão, gestão e direção dos recursos próprios), PERSONALIZAÇÃO.
- Com quem? Idosos, toxicómanos, pessoas com deficiência, minorias étnicas, prostituição, menores em risco, presidiários., etc.
- Como? Prevenir e promover e não assistência dispersa e resposta à carência; reabilitar e potenciar o desenvolvimento promocional dos sujeitos; valorizar as potencialidades endógenas de cada um e das próprias comunidades (âmbito local); intervir com apoio complementar dos vários sectores, equipas multifacetadas (terapeuta, professores, médico,...); Promover a dinamização e participação da comunidade (solidariedade, coesão social,...); criar a necessidade de participação, o associativismo; responsabilizar os coletivos pela resolução das necessidades; favorecer a criação cultural e a relação trabalho – cultura e vice-versa.
- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao público alvo POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. Tarefa de grupo (2 no máximo).
Aula 26 (MM) - Vivência de atividades para população jovem e sénior
4 Maio 2022, 11:00 • margarida moura
Vivência de atividades para população jovem e para população sénior, pensadas e desenvolvidas pelos estudantes, tutoriadas e refletidas pelo docente, relativamente à sua fundamentação e adequação à população alvo.