Sumários

Dinânica de Grupos

16 Fevereiro 2018, 12:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Classificação dos grupos (Guerra e col. 2005)

Tipos de grupo: principais características

Alguns contextos para dinâmicas de grupo: grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos não-terapêuticos

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall


Aula 5 - Reflexão sobre a população alvo do projeto DASC

16 Fevereiro 2018, 10:00 margarida moura

Reflexão sobre a possível população alvo dos projetos DASC. Debate professor-estudante sobre as possibilidades apresentadas pelos estudantes.


Bibliografia: Consultar programa da disciplina.

Ander-Egg, E.; Idáñez, M.J. (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.

Vacas, M.C., (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.


Dinâmica de grupos

15 Fevereiro 2018, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Introdução: a Psicologia Social no estudo dos processos grupais. Fundadores dos estudos sobre grupos: Emile Durkheim, Sigmund Freud e Kurt Lewin.

Dinâmica de grupos: conceitos fundamentais. A problemática em torno da definição do que é um grupo, nos termos da psicologia social. Definição de “pequeno grupo”; tipos de grupos: classificação dos grupos, segundo as suas características.

Áreas sócio-operatórias e sócio afectivas (Bales 1950)

Etapas ou fases previsíveis no desenvolvimento dos pequenos grupos (introdução): o modelo de Tuckman (1977); a sua adequação às estratégias de promoção de dinâmicas de grupo em contextos de animação.

 

Fases de desenvolvimento dos grupos: exercício prático sobre a consciencialização dos estádios de desenvolvimento de um grupo e seus processos sócio-operatórios e sócio-afectivos (Bales)

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian

Observações

Os estudantes devem consultar o programa para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada.


Dinamica da Grupos

15 Fevereiro 2018, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Apresentação dos temas a desenvolver durante o bloco relativo a “dinâmica de grupos”.

Processo de avaliação do módulo: a avaliação consta da apresentação de um relatório sinóptico (15% da nota final) relativo à matéria leccionada durante o bloco.

* Data de entrega do relatório à docente: 6 de Abril, para o correio electrónico

(lroubaud@fmh.ulisboa.pt),  em word. A entrega em papel é facultativa

* Extensão dos relatórios: de 2500 a 3500 palavras

* É valorizada a nota dos Relatórios que denotem pesquisa bibliográfica

* A evolução (assiduidade, empenhamento, atitude activa e participativa nas aulas) valoriza nota do módulo (5% da nota final)

 


Aula 4 - Animação Sociocultural: Delimitação conceptual

9 Fevereiro 2018, 12:00 margarida moura

ASC – delimitação conceptual

ASC e conceitos: cultura, difusão cultural, educação popular, ASC ≠  difusão cultural, democratização e democracia cultural...

Caracterização ASC

Finalidades ASC

ASC e parentes próximos (ed. permanente, pedagogia social, ed. formal e informal, pedagogia do ócio e ed. tps livres).


Bibliografia: consultar programa da disciplina

Artiga, Jaime (2004). A animação sociocultural na juventude.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.

Gomez, J. (2004). Paradigmas teóricos na animação sociocultural. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 45-63.

Perez, A.; Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural Novos Desafios. Amarante: Editora Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

Trilla,J. (2004).  Conceito, exame e universo da animação sociocultural. In  Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp19-44.