Sumários

PÁSCOA

29 Março 2018, 10:30 margarida moura

Não houve aulas. Férias da Páscoa.


Aula 15 - Avaliação em DASC

23 Março 2018, 12:00 margarida moura

- AVALIAÇÃO EM DASC (diferente de controlo e igual a auto regulação).

: condicionantes (políticas, sociais, económicas e técnicas).

: funções da avaliação.

: tipos de avaliação / critérios de avaliação.

: objetivos da avaliação.

: técnicas avaliativas: contexto, planificação, processo, resultados.

- Relação atividades-conteúdos-objetivos-avaliação.

- Reflexão sobre a avaliação a ser considerada nos projetos DASC.

Bibliografia:
Martinez, X. (2004). A avaliação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 189-203.


Aula 14 - Apoio à reflexão sobre os elementos básicos de elaboração de projetos DASC

23 Março 2018, 10:00 margarida moura


. Discussão sobre os projetos  DASC a desenvolver: O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando?

. Apresentação dos instrumentos para a participação no TIORE, projeto sobre Tradições Infantis Orais e Rítmico-Expressivas.


Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos

22 Março 2018, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista  de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.

A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da  divergência”, por exposição a  estímulos  aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.

 

Indicações bibliográficas

De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa, Pergaminho

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian

 


Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos

22 Março 2018, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista  de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.

A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da  divergência”, por exposição a  estímulos  aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.

 

Indicações bibliográficas

De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa,   Pergaminho

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian