Sumários
Aula 15 - Avaliação em DASC
23 Março 2018, 12:00 • margarida moura
- AVALIAÇÃO EM DASC (diferente de controlo e igual a auto regulação).
: condicionantes (políticas, sociais, económicas e técnicas).
: funções da avaliação.
: tipos de avaliação / critérios de avaliação.
: objetivos da avaliação.
: técnicas avaliativas: contexto, planificação, processo, resultados.
- Relação atividades-conteúdos-objetivos-avaliação.
- Reflexão sobre a avaliação a ser considerada nos projetos DASC.Bibliografia:
Martinez, X. (2004). A avaliação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 189-203.
Aula 14 - Apoio à reflexão sobre os elementos básicos de elaboração de projetos DASC
23 Março 2018, 10:00 • margarida moura
. Discussão sobre os projetos DASC a desenvolver: O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando?
. Apresentação dos instrumentos para a participação no TIORE, projeto sobre Tradições Infantis Orais e Rítmico-Expressivas.Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
22 Março 2018, 11:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.
A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da divergência”, por exposição a estímulos aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.
Indicações bibliográficas
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa, Pergaminho
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Pensamento lateral (ou divergente) desempenho e criatividade em dinâmica de grupos
22 Março 2018, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Exercício pratico: construção de uma pequena narrativa a partir de sequências de imagens e proposições geradas aleatoriamente; confronto de pontos de vista de diferentes elementos do grupo despoletados pelo mesmo estímulo. Debate: potencialidades e limitações do exercício; possibilidades de desenvolvimento.
A especificidade do exercício desenvolvido, por comparação com outros anteriormente realizados. A relevância do exercício da “expressão da divergência”, por exposição a estímulos aleatórios, na dinâmica de grupos e na geração de ideias novas (efeito de contraponto ao “loafing” e ao “pensamento de grupo”); incremento do envolvimento individual; aspectos positivos associados ao desafio do confronto de interpretações; flexibilização das formas convencionais de raciocínio. Principais formas de gerar estímulos aleatórios: por exposição; por geração formal.
Indicações bibliográficas
De Bono, Edward (2005) O Pensamento Lateral: um manual de criatividade, Lisboa, Pergaminho
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian