Sumários
Aula 24 - DASC e populações marginalizadas
19 Abril 2018, 10:30 • margarida moura
- DASC E MARGINALIZAÇÃO:
O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; carácter sistémico da intervenção DASC
Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao público alvo
POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. Tarefa de grupo (2 elementos no máximo).
Referências Bibliográficas
García, María (2004). Animação sociocultural , conflito social e marginalização. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 265-277.
Jacob, L. (2007). Animação de idosos. Coleção Idade do Saber, 3ª edição. Ambar.
Marques, A. (2011). A Animação cultural com idosos e o processo de individualização, Revista Práticas de Animação, Brasil. http://revistadeanimacao.googlepages.com.
Aula 23 - Apoio à elaboração das 3 atividades específicas, dirigidas à população adulta e às 3ª e 4ªs idades.
13 Abril 2018, 12:00 • margarida moura
- Apoio sobre à proposta de elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à população adulta e às 3ª e 4ªs idades.
- Apoio à pesquisa para a fundamentação teórica do projeto (escolha das temáticas e forma(s) de dança, caracterização da população alvo)
- Apoio às dúvidas sobre avaliação nos projetos DASC e / ou dúvidas existentes sobre os demais aspetos de avaliação dos projetos DASC- Os estudantes devem trazer um
instrumento sonoro reciclável, para a próxima aula. Inicio ao exercício de educação rítmica em contexto de animação sociocultural e artística.
Aula 22 - DASC nas 3ª e 4ª idades
13 Abril 2018, 10:00 • margarida moura
- DASC NA 3ª (60-80 anos) e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?
- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).
- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade.
- Como? Modelos de PARTICIPAÇÃO, ... Integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente interrelacional, concreto e específico. Modelos de ACTUALIZAÇÃO.
- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, interrelacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais.
Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.
- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo IDOSOS. Grupos de 2 ou individualmente.Bibliografia
Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR. Osorio, Agustín (2004). Animação sociocultural na 3ª idade. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263. Leal, I. e Hass, A. (2006). O significado da dança na terceira idade, Revista brasileira de ciências do Envelhecimento Humano, Brasil. http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56 |
Aula 21 - Apoio à elaboração das atividades específicas ao público alvo, Jovens
12 Abril 2018, 11:30 • margarida moura
- Apoio sobre a proposta de elaboração de 3 atividades dirigidas à juventude à infância. Estudo acompanhado.
- Apoio sobre a proposta de elabração de 3 atividades dirigidas à infância (a entregar durante o dia, via e-mail).
Aula 20 - DASC na juventude
12 Abril 2018, 10:30 • margarida moura
- DASC NA JUVENTUDE | DASC COM JOVENS (12-24 anos adolescentes e jovens): O quê? onde? como?
Recursos, objetivos, atividades,
estratégias, funções e conhecimentos do animador sociocultural e artísitco
Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JUVENTUDE (adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Grupos de 2 ou individualmente.
Bibliografia:
Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.
Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude” . Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa.
Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26 http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf