Sumários

Aula 24 - DASC e populações marginalizadas

19 Abril 2018, 10:30 margarida moura

- DASC E MARGINALIZAÇÃO:
O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; carácter sistémico da intervenção DASC
Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao público alvo
POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. Tarefa de grupo (2 elementos no máximo).

Referências Bibliográficas

García, María (2004). Animação sociocultural , conflito social e marginalização.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 265-277.

Jacob, L. (2007). Animação de idosos. Coleção Idade do Saber, 3ª edição. Ambar.

Marques, A.  (2011). A Animação cultural  com  idosos e  o  processo  de  individualização, Revista   Práticas  de Animação,  Brasil.    http://revistadeanimacao.googlepages.com.


Aula 23 - Apoio à elaboração das 3 atividades específicas, dirigidas à população adulta e às 3ª e 4ªs idades.

13 Abril 2018, 12:00 margarida moura


- Apoio sobre à proposta de elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à população adulta e às 3ª e 4ªs idades.

- Apoio à pesquisa para a fundamentação teórica do projeto (escolha das temáticas e forma(s) de dança, caracterização da população alvo)

- Apoio às dúvidas sobre avaliação nos projetos DASC e / ou  dúvidas existentes sobre os demais aspetos de avaliação dos projetos DASC

- Os estudantes devem trazer um instrumento sonoro reciclável, para a próxima aula. Inicio ao exercício de educação rítmica em contexto de animação sociocultural e artística.


Aula 22 - DASC nas 3ª e 4ª idades

13 Abril 2018, 10:00 margarida moura

- DASC NA 3ª (60-80 anos)  e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?

- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).

- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade.

- Como? Modelos de  PARTICIPAÇÃO, ... Integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente interrelacional, concreto e específico. Modelos de  ACTUALIZAÇÃO.

- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, interrelacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais.

Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.

- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo IDOSOS.  Grupos de 2 ou individualmente.

Bibliografia

Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR.

Osorio, Agustín (2004). Animação sociocultural na 3ª idade.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263.

Leal,     I. e Hass, A. (2006).   O  significado  da  dança   na  terceira  idade,            Revista  brasileira  de   ciências   do Envelhecimento          Humano,          Brasil.    http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56



Aula 21 - Apoio à elaboração das atividades específicas ao público alvo, Jovens

12 Abril 2018, 11:30 margarida moura


- Apoio sobre a proposta de elaboração de 3 atividades dirigidas à juventude à infância. Estudo acompanhado.

- Apoio sobre a proposta de elabração de 3 atividades dirigidas à infância (a entregar durante o dia, via e-mail).


Aula 20 - DASC na juventude

12 Abril 2018, 10:30 margarida moura


- DASC NA JUVENTUDE | DASC COM JOVENS (12-24 anos adolescentes e jovens): O quê? onde? como?

Recursos, objetivos, atividades, estratégias, funções e conhecimentos do animador sociocultural e artísitco

 

Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JUVENTUDE (adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Grupos de 2 ou individualmente.


Bibliografia:

Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.

Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude” . Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa.

Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26  http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf