Sumários

Aula 29 - Continuação da apresentação do estado de consecução dos projetos DASC

26 Abril 2018, 11:30 margarida moura

Continuação da apresentação do estado de consecução dos projetos DASC

- Apresentação, em contexto de aula, e entrega dos projetos (6/10 páginas) DASC ao docente via e-mail. Informação por tópicos, pragmática e sequencial, desenvolvida de acordo com a população alvo e com o contexto de intervenção. Deve responder a:  O QUÊ,  PORQUÊ, PARA QUÊ, QUEM,  QUANTO,  PARA QUEM, ONDE, COMO, COM QUÊ, QUANDO e QUE RESULTADOS expectáveis.

- A informação teórica (projeto escrito  e apresentação na aula) é enviada, via e-mail, ao docente no dia da aula.

Critérios de avaliação: a) Fundamentação teórica específica das temáticas a trabalhar e da população alvo selecionada; b) Especificidade e adequabilidade da informação de acordo com a(s) temática(s) escolhida(s); c) Coerência, rigor e sequencialidade das abordagens; d) Exequibilidade do projeto (previsibilidade para a sua implementação); e) Aspetos formais de redação de um trabalho teórico; f) Clareza, domínio, criatividade e caráter inovador na apresentação do projeto em contexto de aula.

- Avaliação recíproca entre os estudantes e avaliação docente sobre os aspetos que se destacam como merecedores de correção, aferição, adequação ou inclusão.

- Esclarecimento de dúvidas sobre as apresentações criativas dos projetos DASC (apresentações para potenciais públicos estratégicos -  Stakeholder -  específicos de cada projeto DASC) a acontecer nas próximas aulas.


Aula 28 - Apresentação do estado de consecução dos projetos DASC

26 Abril 2018, 10:30 margarida moura

- Apresentação, em contexto de aula, e entrega dos projetos (6/10 páginas) DASC ao docente via e-mail. Informação por tópicos, pragmática e sequencial, desenvolvida de acordo com a população alvo e com o contexto de intervenção. Deve responder a:  O QUÊ,  PORQUÊ, PARA QUÊ, QUEM,  QUANTO,  PARA QUEM, ONDE, COMO, COM QUÊ, QUANDO e QUE RESULTADOS expectáveis.

- A informação teórica (projeto escrito  e apresentação na aula) é enviada, via e-mail, ao docente no dia da aula.

Critérios de avaliação: a) Fundamentação teórica específica das temáticas a trabalhar e da população alvo selecionada; b) Especificidade e adequabilidade da informação de acordo com a(s) temática(s) escolhida(s); c) Coerência, rigor e sequencialidade das abordagens; d) Exequibilidade do projeto (previsibilidade para a sua implementação); e) Aspetos formais de redação de um trabalho teórico; f) Clareza, domínio, criatividade e caráter inovador na apresentação do projeto em contexto de aula.

- Avaliação recíproca entre os estudantes e avaliação docente sobre os aspetos que se destacam como merecedores de correção, aferição, adequação ou inclusão.


Aula 27 - Apresentação das atividades específicas a diferentes populações alvo

20 Abril 2018, 12:00 margarida moura


APRESENTAÇÃO prática das atividades pensadas para as diferentes populações alvo: infância, juventude, 3ª/4ª idades, populações especiais


Painel de reflexão avaliativa participada, docente-estudantes, sobre as atividades desenvolvidas (aspetos menos conseguidos e aspetos bem conseguidos). Avaliação de acordo com os critérios:

1) O tema / título de cada atividade,
2) O público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) O(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) A descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) A reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) A referência de3  aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.



Aula 26 - Apoio à concepção dos projetos DASC

20 Abril 2018, 10:00 margarida moura

 - Apoio tutorial aos projetos DASC em especial sobre a avaliação e o orçamento específico de cada projeto.

- Reflexão e balanço sobre o estado dos projetos DASC. Valorização sobre os pontos mais importantes a ter em consideração (fundamentação teórica, contextualização, operacionalização: objetivos-conteúdos-atividades-avaliação-orçamento).

Referências bibliográficas

Ventosa, V. (2002b). Desarrollo y evaluación de proyectos socioculturales. 2a edição. Editorial CCS. Madrid.
Cohen, E. ; Franco, R. (2006). Evaluación de proyectos sociales. 7a ed. Siglo Veintiuno Editores. Madrid, Espanha. Consulta em

http://www.google.pt/books?hl=pt- PT&lr=&id=Uz7IeGnN1mkC&oi=fnd&pg=PA11&dq=desarrollo+y+evaluaci%C3%B3n+de+proyectos+socioculturales&ots= r- K6kUylGa&sig=lzA1KYOIr_eBsB1FRPvsZnKdkFs&redir_esc=y#v=onepage&q=desarrollo%20y%20evaluaci%C3%B3n%20de %20proyectos%20socioculturales&f=false


Aula 25 - Educação rítmica - COREOGRAMA

19 Abril 2018, 11:30 margarida moura

Entrega ao docente das atividades para jovens, adultos e velhos  (via e-mail / wetransfer / pen). Avaliação individual.
Exercício de educação rítmica com recurso a pautas rítmicas e de movimento – coreograma - construídas pelos estudantes e utilizando como complemento instrumentos sonoros feitos de materiais de desperdício e recicláveis.
Início da construção da orquestra rítmica, expressiva e de movimento. Trabalho colaborativo professor-estudantes.