Sumários

Aula 13 - Elaboração de Projetos DASC

16 Março 2018, 12:00 margarida moura

- LOCALIZAÇÃO E COBERTURA ESPACIAL: macro e micro localização e espaço geográfico.

- O QUÊ - temáticas, conteúdo, área de intervenção.

- PORQUÊ - origem e fundamentação, razões que o justificam.

- PARA QUÊ -  finalidades e objetivos (gerais, específicos).

- QUEM - responsáveis/equipa técnica e estrutura administrativa / recursos humanos.

- QUANTO – metas a alcançar (dimensão operativa dos objetivos: quanto (se quer obter), quando (prazo específico) e onde (âmbito e/ou espaço delimitado).

- PARA QUEM - destinatários / beneficiários (diretos e indiretos).

- ONDE - localização (situação no espaço), âmbito geográfico.

- COMO - atividades e tarefas; metodologia /funcionamento.

- COM QUÊ - recursos materiais e recursos financeiros.

- QUANDO - calendarização (situação no tempo).

- QUE RESULTADOS -  resultados esperados, avaliação (de processo, de resultado e de impacto).

Bibliografia:

Ander-Egg, E.; Idáñez, Maria (1999). Como elaborar um projecto: guia para desenhar projectos sociais e culturais. Projecto Atlântida. Centro Português de investigação em história e trabalho social. Lisboa.

Vacas, M. (1997). Projectos: Concepção e Desenvolvimento. Guião de Formulário para Candidatura. Direcção Geral da Acção Social. Núcleo de Documentação Técnica e Divulgação.

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.


Aula 12 - Apoio aos planos de sessão e relatórios de sessão

16 Março 2018, 10:00 margarida moura


- Reflexão | apoio aos planos de sessão e relatórios da sessão prática dos projetos DASC. Modelos de plano de sessão e de relatório.

- Apresentação da tarefa formativa, Movimento e Voz, preparada para as populações: crianças,   jovens, adultos, 3ª idade, populações marginalizadas.

Critérios de avaliação: a) cumprimento do tipo de tarefa solicitada (Voz e Movimento); b) apresentação sequencial, coerente e fundamentada da atividade; c) adequabilidade da atividade à população alvo; d) originalidade e carácter inovador da atividade; e) domínio e segurança na condução e apoio da atividade

. Tarefa Formativa: elaborar 2 folhas, e não mais, com as intenções do projeto (pré-pré-projeto) – seguir os diferentes passos (o quê, quando, como, porquê, que resultados). Valorizar até 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas. A apresentar na próxima aula


Aula 11 - Apresentação das fichas de leitura

15 Março 2018, 11:30 margarida moura

Apresentação à turma (por parte de cada estudante) e entrega das Fichas de Leitura e do o artigo específico (PB), via e-mail, até ao final do dia. Tarefa formativa para a próxima aula TP:  movimento e voz (história, jogo mimado, cantado, ...). Individualmente ou em grupos de 2 elementos para um máximo de 10min. Apresentam uma atividade de movimento e voz pensada para as populações: crianças,   jovens, adultos, 3ª ou 4ª idades ou populações marginais.

Bibliografia:

Bennett, J. & Riemer, P. (1995). Rhythmic activities and dance. Champaign: Human Kinetics.

Karen A. K. (2006). Inclusive creative movement and dance, Londres, Human Kinetics.

Leitão, R. (2007). A música em movimento. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH

edições, 161-166.

Rooyackers, P. (2002). 101 Jogos dramáticos – aprendizagem e diversão com jogos de Teatro e faz¬de¬conta. Lisboa: Colecção Práticas Pedagógicas. ASA Editores SA.


Aula 10 - Técnicas de Intervenção em DASC

15 Março 2018, 10:30 margarida moura

- TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM DASC: o que são? Quando usar? Para que servem? A quem? Com que meios? Quando? Onde?

- TIPOS de TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: de diagnóstico da realidade social, de definição de objetivos, de programação da ação, de organização de recursos humanos, de gestão de recursos económicos e materiais, de relacionamento e comunicação, de feedback e de avaliação.

-  TECNOLOGIA SOCIAL (diagnóstico, definição de objetivos, programação, recursos humanos, económicos e materiais, relacionamento e comunicação, de feedback e avaliação.

- TÉCNICAS QUE FAVORECEM A SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS: feedback como reestruturação, indicadores de processo e resultado, avaliação de satisfação, brainstorming

- TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: reuniões, negociação, intervenção com grupos numerosos, comunicação intra-institucional, difusão e iniciativa.

Bibliografia:
Vallicrosa, J. (2004). Técnicas de intervenção na animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp171-188


Aula 9 - O Animador sociocultural

9 Março 2018, 12:00 margarida moura

  O ANIMADOR SOCIOCULTURAL:
 . características e qualidades.
. funções
. tarefas
. tipos e estilos
. formação: Que tipo? Que concepções? Que formação contínua

Bibliografia principal:
Badesa, S. (2004). Perfil del animador sociocultural. Disponível em:  https://books.google.pt/books?id=c71aavPPG4YC&pg=PA139&lpg=PA139&dq=perfil+do+animador,+destinat%C3%A1rios&source=bl&ots=IPeznAOMOI&sig=9l19WUjjAGtRRvy9NAiv6i0ticE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiIr_3pqO_KAhXItBoKHY9fBLgQ6AEILDAC#v=onepage&q=perfil%20do%20animador%2C%20destinat%C3%A1rios&f=false
Larrazábal, Maria (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-­‐cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-­‐134.