Sumários

Aula 8 - Apoio à consecução das fichas de leitura

9 Março 2018, 10:00 margarida moura

- Apoio à consecução das fichas de leitura.
- Brainstorming sobre os projetos Dança na Animação Sociocultural. Registo dos títulos provisórios dos projetos e das populações alvo específicas.
Bibliografia principal

Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.


Dinâmica de Grupos

8 Março 2018, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício prático sobre feedback, expressão, identificação de emoções e discriminação de padrões  não verbais da comunicação.  Relação entre o exercício e a “”Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da  adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.


Dinâmica de Grupos

8 Março 2018, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

O papel do feed-back em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback  em dinâmica de grupos. Definição de feedback.

Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)

Noção de feedback  postivo e de feedback  correctivo (ou negativo)

A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo

 


 

Bibliografia:

Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70

Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água

Moore, C. e col.  (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers

Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian

 


Dinâmica de Grupos

2 Março 2018, 12:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos.

Sociobiologia das emoções: visionamento de um documentário sobre a expressão das emoções. Debate.

As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação. A Janela Johari (Luft & Ingham)

Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).

 

Bibliografia

Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute

Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi

Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers


Dinâmica de Grupos

1 Março 2018, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício prático sobre coesão e dinâmica de grupos (a gruta): tomada de consciência dos mecanismos de cooperação enquanto um factor da coesão, e seu impacto na persecução de tarefas ou objectivos; sensibilização ao relacionamento entre os padrões de pensamento e os das acções.