Sumários
Aula 8 - Apoio à consecução das fichas de leitura
9 Março 2018, 10:00 • margarida moura
- Apoio à consecução das fichas de leitura.
- Brainstorming sobre os projetos Dança na Animação Sociocultural. Registo dos títulos provisórios dos projetos e das populações alvo específicas.
Bibliografia principal
Sempere, A. (2004). Elaboração de projectos e programas de animação sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 135-154.
Dinâmica de Grupos
8 Março 2018, 11:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Exercício prático sobre feedback, expressão, identificação de emoções e discriminação de padrões não verbais da comunicação. Relação entre o exercício e a “”Janela Johari” de Luft e Ingham. Debate. Potencialidades de desenvolvimento deste exercício noutros contextos e/ou com outros propósitos: possibilidades da adequação/adaptação das situações experienciadas a grupos e contextos específicos; possibilidades do seu desenvolvimento nos planos do movimento expressivos, da expressão dramática.
Dinâmica de Grupos
8 Março 2018, 10:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Feedback e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
O papel do feed-back em dinâmica de grupos: promoção da mudança pessoal, social, e na resolução de problemas em dinâmica de grupos; importância da gestão do feedback em dinâmica de grupos. Definição de feedback.
Directrizes para uma adequada emissão de feedback (Fritzen, 1985)
Noção de feedback postivo e de feedback correctivo (ou negativo)
A Janela Johari (Luft e Ingham): sua aplicabilidade na avaliação da evolução do relacionamento humano dentro de um grupo
Bibliografia:
Guerra, Marina P. e Lima, Lígia (2005). Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi
Hogg, Michael A. e Vaughan, Graham M. (1995). Social Psychology. Londres: Prentice Hall
Elias, Norbert (1999). Introdução à Sociologia. Lisboa: edições 70
Hall, E. (1986) A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d´Água
Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers
Pujade-Renaud Claude e Daniel Zimmermann (1979) Voies non-verbales de la relation pédagogique. Paris: ESF
Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian
Dinâmica de Grupos
2 Março 2018, 12:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Comunicação não-verbal e expressão das emoções em dinâmica de grupos.
Sociobiologia das emoções: visionamento de um documentário sobre a expressão das emoções. Debate.
As emoções básicas e a sua função (da perspectiva evolucionista à sociobiológica). Funções da comunicação não-verbal. Interacção entre aspectos verbais e não-verbais da comunicação. A Janela Johari (Luft & Ingham)
Exercício prático: Feedback, aspectos não verbais da comunicação e expressão das emoções nas relações interpessoais e em dinâmicas de grupo (tema a prosseguir na aula seguinte).
Bibliografia
Broomberg, Lola (2008) Group to Troupe. Facilitation Factors. Oregon: Boldness Institute
Guerra. M.P. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos. Lisboa: Climepsi
Hogg, Michael (1995) Social Psychology. Londres: Prentice Hall
Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed. Moore, C. e col. (1988). Beyond Words. Londres: G.& Breach Publishers
Dinâmica de Grupos
1 Março 2018, 11:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Exercício prático sobre coesão e dinâmica de grupos (a gruta): tomada de consciência dos mecanismos de cooperação enquanto um factor da coesão, e seu impacto na persecução de tarefas ou objectivos; sensibilização ao relacionamento entre os padrões de pensamento e os das acções.