Sumários
Aula 19 - DASC na infância
6 Abril 2018, 12:00 • margarida moura
DASC NA 1ª
INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12
anos).
- Características, finalidades, objetivos,
planificação, responsáveis, atividades, enfoque e avaliação.
Bibliografia
Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217
Hidalgo Latorre, Elisa (2010). La Animacón Sociocultural en La Infancia. Revista Digital ENFOQUES EDUCATIVOS. 63, pp 26-35. http://www.enfoqueseducativos.es
|
Aula 18 - Apoio à consecução das atividades DASC para crianças
6 Abril 2018, 10:00 • margarida moura
Apoio sobre à proposta de elaboração de 3 atividades
específicas de DASC, dirigidas à infância e relacionadas com o projeto final DASC.
Tarefa Formativa: Elaboração de 3
atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª,
2ª ou 3ª). Tarefa
de grupo (2 no máximo).
Pelo menos uma
das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior
apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público
alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas
e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos
participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos
implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo
selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) até 3
aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das
atividades.
Critérios de avaliação: a)
cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da
informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e
adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como
capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c)
caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das
atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e
fundamentada.
Aula 17 - Continuação da Apresentação dos pré-projetos DASC
5 Abril 2018, 11:30 • margarida moura
- Continuação da apresentação à turma dos pré-projetos, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).
- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).
Aula 16 - Apresentação dos pré-projetos DASC - 2pgs.
5 Abril 2018, 10:30 • margarida moura
- Apresentação à turma dos pré-projetos, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).
- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.
- Feedbacks dos colegas para cada pré-projeto apresentado.
- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).