Sumários

Aula 19 - DASC na infância

6 Abril 2018, 12:00 margarida moura

DASC NA 1ª INFÂNCIA (1ª: até aos 3 anos; 2ª: 3-6 anos; 3ª: 6-12 anos).

- Características, finalidades, objetivos, planificação, responsáveis,  atividades, enfoque e avaliação.

Bibliografia

Sastre, A. (2004). Animação sociocultural na infância. A educação nos tempos livres. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 207-217

 

Hidalgo  Latorre,  Elisa (2010). La  Animacón  Sociocultural  en  La  Infancia. Revista  Digital  ENFOQUES  EDUCATIVOS. 63, pp 26-­35. http://www.enfoqueseducativos.es

 


Aula 18 - Apoio à consecução das atividades DASC para crianças

6 Abril 2018, 10:00 margarida moura

Apoio sobre à proposta de elaboração de 3 atividades específicas de DASC, dirigidas à infância e relacionadas com o projeto final DASC.

Tarefa Formativa:
Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo INFANCIA (1ª, 2ª ou 3ª). Tarefa de grupo (2 no máximo).

Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,

2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)

6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.



Aula 17 - Continuação da Apresentação dos pré-projetos DASC

5 Abril 2018, 11:30 margarida moura

- Continuação da apresentação à turma dos pré-projetos, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).

- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.

- Feedbacks dos colegas  para cada pré-projeto apresentado.

- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).


Aula 16 - Apresentação dos pré-projetos DASC - 2pgs.

5 Abril 2018, 10:30 margarida moura


- Apresentação à turma dos pré-projetos, seguindo os diferentes itens (5 min cada apresentação): O quê? (formas de dança e temáticas), Onde? Com quem? Porquê? Como? Quando? Que resultados? (avaliação).

- Valorizar 3 pontos fortes, 3 pontos fracos e 3 grandes dúvidas.

- Feedbacks dos colegas  para cada pré-projeto apresentado.

- Entrega ao docente da apresentação realizada na aula (se existir) e das 2 páginas do pré-projeto (via e-mail).


PÁSCOA

29 Março 2018, 11:30 margarida moura

Não houve aulas. Férias da Páscoa.