Sumários

Dinâmica de Grupos

1 Março 2018, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

A importância dos processos de “coesão” na dinâmica dos grupos. Coesão social e coesão operatória. A emergência destes processos ao longo da vida de um grupo.

Características e factores que influenciam os níveis de coesão dos grupos (Carron, 1980).

Coesão espontânea e coesão estimulada: o papel do animador

Factores que fomentam a coesão.

Dimensões negativas da coesão: factores de coesão que entravam o desenvolvimento do grupo - o “pensamento de grupo” de Janis.

O efeito de “loafing” (inércia social) de Latané (1979); técnicas para contrariar este efeito grupal.


Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Northway, M.L e col. (1999) Testes Sociométricos, Lisboa, Livros Horizonte

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Aula 7 - DASC e posição internacional

23 Fevereiro 2018, 12:00 margarida moura


- CORRENTES / POSIÇÕES DA ASC NO CONTEXTO INTERNACIONAL: sociocêntrica, psicocêntrica, antropocêntrica, eclética.

- DIMENSÕES ANÁLISE ASC NA EUROPA: terminológica, funcional, populacional, infraestrutural, formativa e de dedicação.

- VARIÁVEIS INFLUENTES NOS PERFIS PROFISSIONAIS DOS ANIMADORES: destinatários, idade, sexo, problemáticas sectoriais, nível educativo, situação laboral.

- NÍVEIS DE INTERVENÇÃO EUROPEIA DA ASC: cultural, social, educativa.

- ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: abertos e fechados/institucionais

- ESPAÇOS ASC: cultura; ação social;  educação, e. descentralizados; territorialidade e urbanismo; economia e comércio; investigação, formação, informação e publicidade; coordenação intersectorial.

Bibliografia principal

Larrazábal, M. (2004). A figura e a formação do animador sociocultural. In Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 123-134.

Ventosa, Victor. (2002). Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa,. Madrid. Editorial CCS.     


Aula 6 - Ficha de leitura sobre artigo DASC

23 Fevereiro 2018, 10:00 margarida moura

. Reproduzir sem hesitações  (melodia e coreografia expressiva) os materiais, barqueirinho, Oiépo e Bárácumbara e sua adaptação ao contexto da sala de aula (físicas e de materiais).

. Apresentação e explicação da tarefa formativa, ficha de leitura, com o artigo anexado,  sobre um artigo de Dança na Animação Sociocultural relacionado com o seu final de cada estudante. 

Critérios de avaliação: a) qualidade do artigo escolhido, b) especificidade do artigo (no âmbito da dança e animação ou das artes e a animação), c) identificação inicial na ficha de leitura (título, obra, autor, data, edição, referência web, palavras chave), d) rigor, clareza e capacidade de síntese da ficha de leitura (destacando a inf. prioritária), e) pertinência e justificação da reflexão critica final, relativamente à relação do artigo com o âmbito de intervenção do projeto DASC.


Dinâmica de Grupos

22 Fevereiro 2018, 11:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Exercício prático. Estratégias de facilitação da comunicação e da participação dos elementos do grupo (escolha de imagens). Apresentação individual e desenvolvimento da consciência dos processos de grupo. Exemplo de técnica de caracter interaccional focados na sensibilização e estimulação das relações interpessoais, sentimentos e acções dos membros, conducentes ao hetero e auto-conhecimento. Potencialidades e limites do exercício; possibilidades da sua adequação/adaptação a grupos e contextos específicos; propostas de desenvolvimento nos planos verbal e não-verbal, e da sua transposição em termos do movimento expressivo/dança.

Aplicabilidade do exercício em diferentes etapas da vida do grupo.

 

Bibliografia

Guerra, M. e col. (2005) Intervenção Psicológica em Grupos, Lisboa, Climepsi Ed.

Hogg, M. e col. (1995) Social Psychology, Londres Prentice Hall

Littlejohn, S. e col (1982) Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana, R.Janeiro, Zahar

Manes, Sabina (2005) Jogos Psicológicos para Dinâmica de Grupos , S.Paulo Ed.

Vala, J. E col. (2006) Psicologia social , Lisboa, F.C.Gulbenkian


Dinâmica de Grupos

22 Fevereiro 2018, 10:30 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Visionamento da conferência de Susan Pinter sobre a importância do desenvolvimento das relações interpessoais face a face para o ajustamento socio-emocional e integração social. Debate sobre o tema: O papel da dinâmica de grupos em dança e animação na promoção desses processos