Sumários

DDT | T3. Plano de aula

6 Dezembro 2016, 09:30 Maria João Alves

Apresentação do plano de aula pelo grupo 4. Apreciação e avaliação recíproca.


Organização da Dinamização

5 Dezembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se por um breve balanço dos planos de aula, depois do módulo de Dança Criativa e, finalmente, sobre a organização da disciplina com os seus dois módulos constituintes. Em todos os ítens tratados foram vinculados aspetos extremamente positivos e dadas algumas sugestões, pontuais, relativamente a mais tempo para o acompanhamento da criação do plano de aula, o que teria de implicar contudo, o fornecimento e vivência de menos ferramentas para a intervenção que consideraram fundamental. Não podendo assim se alargar o tempo dedicado à dsiciplina, foi entendimento que de facto, então talvez esta sugestão não fosse possível implementar. Contudo a docente irá refletir sobre este aspeto na organização para o ano.

O resto da aula, as estudantes, ultimaram a organização da dinamização a apresentar na próxima aula, 2ª fª, uma vez que na 5ª f não existirá aula por ser feriado.


DDT | T3. Plano de aula

2 Dezembro 2016, 13:30 Maria João Alves

Apresentação do plano de aula pelo grupo 3. Apreciação e avaliação recíproca.


DDT | T3. Plano de aula

29 Novembro 2016, 09:30 Maria João Alves


Apresentação do plano de aula pelo grupo 2. Apreciação e avaliação recíproca.


Apresentação da aula - Grupo V

28 Novembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da aula lecionada no exterior, por observação indireta (registo em vídeo), pelo grupo V.

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa, similar ao que tem vindo a ser feito..A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento (conteúdos e gestão do tempo..No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também.Outra questão foi, se tivesse uma segunda oportunidade de dar a aula o que faria diferente ou de forma complementar, questão que tem vindo e será sempre colocada no final a cada grupo.A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.No final foi ainda falado a possibilidade de uma organização horária entre a docente e as alunas.
Deu-se assim terminada a apresentação das aulas. Foi combinado com as estudantes que na próxima aula seria dado um feedback mais específico a todas as aulas, quanto à apresentação e ao próprio plano de aula, assim como se realizaria um balanço do bloco da disciplina.
N final foram ainda acertados alguns aspetos relativos à dinamização a realizar pela turma e esclarecidas algumas dúvidas.