Sumários

Apresentação da aula - Grupo VI

17 Novembro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da aula lecionada no exterior, por observação indireta (registo em vídeo), pelo grupo VI.

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.
A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa, similar ao que tem vindo a ser feito.
.A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento (conteúdos e gestão do tempo..
No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.
Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também. Outra questão foi, se tivesse uma segunda oportunidade de dar a aula o que faria diferente ou de forma complementar, questão que tem vindo e será sempre colocada no final a cada grupo.
A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.
No final foi ainda falado quanto a necessidade de uma instalação específica para a dinamização a ocorrer dia 12, por toda a turma.


DDT | T3. Plano de aula

15 Novembro 2016, 09:30 Maria João Alves

DDT | T3. Plano de aula

Elaboração da fase desenvolvimento de um plano de aula. Acompanhamento dos alunos em pequeno grupo.


Apresentação da aula Grupo II

14 Novembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da auls lecionadas no exterior, por observação indireta (registo em vídeo), pelo grupo II.

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa.
A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento
.No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.
Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também. Outra questão foi, se tivesse uma segunda oportunidade de dar a aula o que faria diferente ou de forma complementar?
A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.
No final ficou ainda acordado que a aula de 12 de Dezembro seria a aula de apresentação da dinamização, que será realizada por toda a turma.


DDT | T3. Plano de aula

11 Novembro 2016, 13:30 Maria João Alves

DDT | T3. Plano de aula

Elaboração da fase desenvolvimento de um plano de aula. Acompanhamento dos alunos em pequeno grupo.


Apresentação da aula GIII

10 Novembro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a apresentação das aulas lecionadas no exterior, por observação indireta (registo em vídeo)

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.
A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa.
A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento.
No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.
Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também.
A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.