Sumários

Exploração de temáticas

20 Outubro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Pela análise, reflexão, mas também vivência das restantes tarefas em stand by, abordou-se os seguintes jogos/situações expressivos/as:

- 'Comunicando-se'
- 'Enrolar'
- 'Seven-up'
- 'Medo'
- 'Fadas'
- 'Ritmo'
- Diálogo lado esquerdo-lado direito do cérebro'
- 'O Circo'
Pesquisou-se sobre os aspetos que cad aum focava, como desenvolver para outro tipo de populações, como fazer a progressão, mas também como criar o aquecimento, o climax>/parte principal, e alongamento final, de forma coerente e integrada com o tema da aula.
Esclarecimento de dúvidas.


DDT T1. Progressão Pedagógica

18 Outubro 2016, 09:30 Maria João Alves

Finalização do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de elaboração, escrita e selecção de componentes críticas e de critérios de êxito.


Aula Professores convidados

17 Outubro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

A aula decorreu com Clara Belivaqua e o Guilherme Calegari, no âmbito da dança criativa.

Forma vivenciadas situações relativas ao trabalho de dança com crianças, numa simbiose entre dança e música, de forma colaborativa e participada
Existiu também uma convers e fundamentação do trabalho realizado com bébés.
Foram esclarecidas algumas dúvidas e estabelecidos contactos. 


DDT T1. Progressão Pedagógica

14 Outubro 2016, 13:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de elaboração, escrita e selecção de componentes críticas e de critérios de êxito.


Plano de aula - exemplo

13 Outubro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Partindo de uma única situação-problema: Trabalho da expressão de sentimentos, pelos gestos e a nível facial, a turma organizou e vivenciou uma aula, cuja organização e construção foi realizada pelo grupo todo, seguindo as partes a constar da aula, com recurso à palavra e à voz.

Aproveitou-se assim a situação para chamar a atenção dos princípios e procedimentos inerentes a:
a) aquecimento, prepratório a nível psicomotor, afetivo/relacional e cognitivo já com ligação ao tema;
b)  exploração do tema facultandooportunidades e incentivando a descoberta;
c) desenvolvimento do tema, implicando a capacidade de selecionar e transformar;
d) apresentação das situações criativas criadas primeiro individualmente, depois a par, implicando a adaptação e o 'diálogo' essencialmente psicomotor;
e) Observação e breve análise do observado, fomentando uma observação informada e com alguns critérios para a apreciação, de forma genérica..
Síntese final por parte da docente do motivo da aula tendo como principal mensagem do infindo potencial de desenvolvimento de uma única situação, que à partida poderia implicar dificuldade pela incapacidade de ser transformado em movimento dançado.