Sumários

DDT T1. Progressão Pedagógica

11 Outubro 2016, 09:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de elaboração, escrita e selecção de componentes críticas e de critérios de êxito.


Desenvolvimento de situações criativas

10 Outubro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Na base da seleção de uma situação/jogo/motivo escolhido pro cada estudante, tendo como referência a bibliografia dada na aula anterior, foram vivenciadas quatro situações: "Quem é o chefe?", "Ver de olhos fechados", uma siuação de linguagem "Se os animais falassem" e, um poema "Mulheres Maduras".

Em cada situação, após a vivência inicial/situação original forma abordadas, mas também experimentadas 2 fases:
- o aquecimento para cada um, de forma a poder ser preparatório da situação inicial (cuidados a ter do ponto de vista psicomotor e psicológico);
- potenciais desenvolvimentos/progressões que pudessem ser trabalhadas.
As estudantes, com o apoio da docente, foram também discutindo e apresentando as suas ideias, sugestões e dúvidas.
No final procedeu-se a uma abreve discussão sobre a utilidade deste tipo de trabalho como ferramenta para mais tarde poderem utilizar.
Foi uma vez mais alertado o facto de que não existerm receitas, mas sim princípios e procedimentos a atender e que, o desenvolvimento da capacidade  criativa que se pretende implementar nos alunos deve começar pela forma criativa, apelativa, motivadora e desafiante na proposta e desenvolver em aula pelo Professor, com uma presença, acompanhamento e contínuo feedback.
Porpor algo de forma criativa até é relativamente fácil, o difícil é trabalhar o simples, desenvolvendo-o e tornando-o específico para cada, mas com inclusão em todo o grupo.


DDT T1. Progressão Pedagógica

7 Outubro 2016, 13:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de elaboração, escrita e selecção de componentes críticas e de critérios de êxito.


Aula para crianças - recursos

6 Outubro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula com um aquecimento trabalhando as diferentes partes do corpo e, mais tarde das ações, com recurso à identificaçºao por escrito/ou oral das respetivas partes e ações.

Seguidamente e, mediante o desenho de um corpo humano foi pedido para colocarem as partes escritas no seu respetivo local, tendo depois de mobilizar consoante a ação dada. Foram dadas pistas para o desenvolvimento deste tipo de abordagem concoante os objetivos da sessão.
Seguidamente os estudantes consultam 12 livros/fichas, dados pela docente, bibliografia no âmbito da dança creativa, jogos dramáticos, de movimento, de linguagem, de cooperação, etc, tendo de escolher uma situação a apresentar nas próximas aulas para em conjunto se proceder ao seu desenvolvimento e potenciais formas de progressão.
Esclarecimento de dúvidas ao longo da aula, principalmente no que concerne à questão, de trabalhando dança como resolver a questão da 'tal inevitável e permanente coreografia final de apresentação'.


DDT T1. Progressão Pedagógica

4 Outubro 2016, 09:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de elaboração, escrita e selecção de componentes críticas e de critérios de êxito.