Sumários

DDT | T3. Plano de aula

25 Novembro 2016, 13:30 Maria João Alves

Apresentação do plano de aula pelo grupo 1. Apreciação e avaliação recíproca.


Apresentação da aula - Grupo I

24 Novembro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da aula lecionada no exterior, por observação indireta (registo em vídeo), pelo grupo I.

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa, similar ao que tem vindo a ser feito..A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento (conteúdos e gestão do tempo..No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.
Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também.
Outra questão foi, se tivesse uma segunda oportunidade de dar a aula o que faria diferente ou de forma complementar, questão que tem vindo e será sempre colocada no final a cada grupo.
A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.No final foi ainda falado a possibilidade de uma organização horária entre a docente e as alunas.


DDT | T3. Plano de aula

22 Novembro 2016, 09:30 Maria João Alves

Elaboração do plano de aula, fase de retorno à calma. Esclarecimento de dúvidas.


Apresentação da aula Grupo IV

21 Novembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Apresentação da aula lecionada no exterior, por observação indireta (registo em vídeo), pelo grupo IV.

Foram colocadas questões, fundamentadas as opções, esclarecidas as situações ocorridas e estratégias adoptadas.A turma, mediante uma grelha de observação dada pela docente, analisaram, segundo os critérios que constam na SGA, de forma qualitativa e quantitativa, similar ao que tem vindo a ser feito..A docente, estava ainda na posse do plano de aula (escrito) confrontando com o seu respetivo cumprimento (conteúdos e gestão do tempo..No final, existiu um breve debate sobre a experiência, de quem lecionou e de quem observou. Foi unânime para ambos, a importância desta situação.Como mensagem final reforçou-se o princípio de que momentos de avaliação, podem e, sempre que possível devem, ser momentos de aprendizagem também. Outra questão foi, se tivesse uma segunda oportunidade de dar a aula o que faria diferente ou de forma complementar, questão que tem vindo e será sempre colocada no final a cada grupo.A aula decorreu numa sala teórica, para que se pudesse ter todos os recursos técnicos necessários.No final foi ainda falado a possibilidade de uma organização horária entre a docente e as alunas.


DDT | T3. Plano de aula

18 Novembro 2016, 13:30 Maria João Alves

DDT | T3. Plano de aula

Elaboração da fase desenvolvimento de um plano de aula. Acompanhamento dos alunos em pequeno grupo.