Sumários

Os objetos

3 Outubro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

As estudantes trouxeram 2 objetos e, a partir de cada um foi dada uma aula, de 45', como possível exemplo do que se pretende com uma aula de dança criativa, trabalhando a transformação do movimento, pela exploração e seleção dos elementos dados. Assim, iniciou-se por trabalhar o imaginário do objeto, desde o aquecimento, formas de transportar, usando o corpo de diferentes formas, sendo colocados alguns constrangimentos pelo professor. A partir daí, no desenvolvimento do tema trabalhou-se a passagem do objeto entre as colega, transmitindo a caraterística de peso, depois de volume, tendo de corresponder e depois modificar essa caraterística. na fase de exploração/criação, cada uma teria de selecionar pelo menos 3 das carater´siticas e construir uma frase de movimento.

Com a aturma divididda em 2 uma metade realiza em simultâneo e outra observava. Trocando de seguida. Depois, como auxílio à exploração o Professor deu o aspeto a trabalhar em grupo e, de forma individual, tendo depois novamente se procedido à demonstração e análise. As estudantes tomaram notas e depois esclareceu-se as dúvidas surgidas.
Na 2ª parte da aula, trabalhou-se um dos obejtos de forma concreta, com apresentação e demonstraçãod a sua forma, e, seguidamente, a construção de uma pequena história, lógica e concreta de relação com os objetos de cada grupo (grupos com 3 a 4 elementos).
As estudantes passaram pelas algumas etapas ilustrativas de como passar da mímica, da história lógica, até à utilização sem sentido dos objetos e/ou, como tornar sem sentido pela mistura de histórias.
No fibnal procedeu-se a uma breve síntese do trabalho realizado e potencial de desenvolvimento em termos expressivos e criativos.



DDT T1. Progressão Pedagógica

30 Setembro 2016, 13:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical. Trabalho de escrita das 3 sequências. Transmissão das características das componentes críticas e dos critérios de êxito.


Jogos dramático-expressivos e a transformaçôo do movimento

29 Setembro 2016, 11:30 Elisabete Monteiro

Aquecimento, trabalhando as noções de corpo (consciencialização, lateralidade) com recurso a diversificado ambiente sonoro (gravado), mas também pelo som da manipulação de uma folha A4.

Foram trabalhados 4 jogos "Todos com a Letra", "O contrário do que eu digo", "O meu pai é ferreiro", A mímica".
Em cada um se vivenciou o jogo original e se foram dando sugestões de desenvolvimento: do concreto ao abstracto, do uso da voz (palavra) como facilitador inicial do movimento (mímica), da memorização por somatório de gestos, do conceito de frase de movimento, da exploração de conceitos, o seu oposto e o complementar, da exploração de cada gesto (com decisão prévia do factor a explorar) e, sua integração no trabalho original, contribuindo para a compreensão do que consiste a transformação do movimento.
Durante a aula foi dado tempo e espaço não só para o registo escrito do realizado, como incentivadas e respondidas as dúvidas que foram surgindo.
Finalmente, no sentido de lhes fornecer uma ferramenta para a transformação do movimento para o contexto dançado e de valor expressivo-performativo foi entregue a cada aluna um quadro intitulado "Expanded taxonomy of human movement", retirado de More, C-L. & Yamamoto, K. (2012). Beyond Words - Movement Observation and Analysis. London: Routledge (2nd ed), p.161.


DDT T1. Progressão Pedagógica

27 Setembro 2016, 09:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical.


Jogos

26 Setembro 2016, 13:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula trabalhando essencialmente o corpo e, de forma específica o equilíbrio e a coordenação, através da manipulação de uma folha A4.

As estudantes realizaram um jogo denominado 'Jogos de Papel', inicialmente dirigido a crianças a partir de 5 anos.
Procedeu-se depois ao seu desenvolvimento, consoante não só o escalão etário, como o nível de desenvolvimento psicomotor: desde equilíbrio da folha em partes do corpo (sem deixar cair a folha) até seguir com partes do corpo a trajetória da folha, até introdução de skills (mudanças de frente) no momento aéreo da folha. Uma vez alcançada a possibilidade de contacto, iniciou-se o trabalho a pares o transporte da folha, sempre em contacto entre os dois, iniciando com as partes do corpo com mais facilidade (mãos) até explorar outras partes em progressão na sala, sempre em contacto.
Seguiu-se o jogo "Atravessar o rio", utilizando 3 folhas A4. Realizou-se a progressão apoiando cada pé em cada folha, trabalhando (e sempre respeitando as regras) desde a rapidez, o lento e preciso, o amplo (distância), até ao imaginário (como se existissem as folhas), de forma individual, mas também a pares.
Finalmente realizou-se o jogo "Câmara Lenta", que deve servir como preparatório para, quando co crianças, trabalhar o 'lento'.
No final procedeu-se a um breve reflexão reforçando as seguintes ideias: o aquecimento deve sempre ser adequado e, na medida do possível se relacionar com o tema da aula (sabendo que serve sempre para preparar a nível motor/corpo, e psicológico (atenção, motivação); dança acontece quando se transforma o movimento sendo possível que o ponto inicial possa residir 'fora da dança'. Jogos dramáticos, expressivos e de linguagem são assim, de entre outros estímulos/pontos iniciais do trabalho na âmbito do movimento dançado, conceitos, factores e elementos orientadores.