Sumários

Dancehall

9 Dezembro 2021, 15:00 Raquel Correia

Contextualização histórica e cultural do Dancehall – várias vertentes.

Party Tune: Voicemail, Docta Bird – Language.

Posição base e groove new school.

Rhythm do estilo de música Dancehall.

Dancehall new school moves:

- All season (French Squad Dancaz);

- Move yuh feet (Magnificent Dancers);

- Motion wave (Kriptic Klique);

- Ocean flow (Xqlusiv Dancers).


House

7 Dezembro 2021, 16:30 Raquel Correia

Elucidação do que é lofting e hustle em house dance.

- Shuffle

Coreografia final: Bellaire – Paris City Jazz (a partir dos 4’06’’)


Exercícios de contacto_ suporte, transferência de peso e resistência

3 Dezembro 2021, 14:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

AQUECIMENTO
Aquecimento realizado pelas alunas, de forma autónoma.
TRABALHO a PARES | EXERCÍCIOS de OPOSIÇÃO de PESO

1 - Exercício de oposição de peso, por zonas - com a mão:
Uma empurra/pressiona a outra colega num ponto do corpo, enquanto a que recebe a pressão
coloca a força equivalente oposta, para a segurar.
Usar várias zonas do corpo: cabeça, braços, testa...
NOTAS:
• Quem oferece a parte do corpo para suster o outro, tem de ter o corpo também bem ativo
para poder suportar o peso e dar mais resistência;
• Quem está no centro, quem recebe, como gere a resistência que lhe é oferecida? Se for
no centro, core, não ir logo de uma vez...perceber a transição do peso.

2 - Exercício de oposição de peso, por zonas - com diferentes partes do corpo, já não só com as
mãos.
Poder ir até fora do eixo. Cada vez que mudamos de posição, o outro decide o ponto de
resistência, para lá ficar, sentir o corpo do outro.
Notas:
Quanto mais resistência se dá, maior é o suporte que se está a dar;
Usar bem o plié e estar 'grounded'.

3 – O Mesmo exercício mas quem está a decidir o ponto de contacto já não é tão claro.
Gerando pontos de desequilíbrio, onde se experimenta descer e subir em conjunto, sempre
mantendo a oposição, a resistência.
Notas:
Nunca prender o colega no movimento;
Atenção sempre ao contrapeso certo.

4 - Exercício de costas com costas, sentir o corpo do outro em oposição.
Jogar com os níveis e locais do corpo onde empurro.
Exemplificação do jogo de resistência entre dois corpo com várias possibilidades de jogo.

Notas:
• É importante não ter receio de resistir;
• Podemos resistir muito ou pouco... com ritmos até diferentes;
• Perceber como o foco no centro do corpo pode dar mais força e capacidade de empurrar;
• Pode haver momentos em que não se deslocam;
• Não esquecer de observar os pontos de contacto entre os corpos, que podem ser apenas
alguns ou todo o corpo;
• Usar bem o plié e estar 'grounded';
• Caso o outro falte e tenha de cair, poder cair com 'defesas'.

5 - Exercício de deslocações para a frente, ombro com ombro, com movimentos de pausa, em que
ambas estão em desequilíbrio.

6 - Exercício em que uma suporta a outra, nas suas costas.
Notas:
A que serve de suporte não deve ir com costas num ângulo maior que 90 graus porque a colega
pode cair para a frente;
Quem está em cima, não deve estar tensa para não colocar peso numa só zona.

7 - Exercício em que uma está em quatro apoios e a outra coloca-se sobre a colega com a sua
barriga contra as costas dela.
Daqui usar espiral do corpo para rodar sobre as costas dela. Usar colega como 'mesa'. Encontrar
várias formas de sair, usando a espiral.
Notas:
• Locais onde ela pode suportar mais peso: Bacia e um pouco sobre os ombros;
• Se houver desconforto, usar um pé sobre o chão, pois pode ajudar na estabilidade;
• Se houver peso bem distribuído, não há muito peso sobre a colega.

8 - Exercício em que uma se coloca a 90 graus, com mãos sobre os joelhos, que estão
ligeiramente fletidos, enquanto a outra se coloca sobre ela, mexendo-se em pequenas espirais,
até sair.
Notas:
Quem recebe o peso, ajuda na saída, acompanhando o movimento da colega.
Se quem recebe for mais alta, deve baixar um pouco o seu centro para a outra poder ir sobre ela.
Receber com pernas afastadas e plié.
Quem recebe, nunca baixar as costas mais de 90 graus, de preferência com ombros mais para
cima.

9 - Exercício em que uma leva a outra em 'roda'.
Procurar balanço com laterais em contacto, balançando um pouco antes, para sentir bem o outro
e preparar o movimento. Levar as pernas afastadas.

A aula termina com todos ao centro, 'sacudindo' o corpo de forma energética.


Conclusão do plano para avaliação final

3 Dezembro 2021, 12:30 Elisabete Monteiro

Foram vivenciados os 2 exercício que faltavam no plano que será alvo de avaliação em janeiro. Exercícios designados de 'core' e de hitch kick.

Esclarecimento de dúvidas.


House

2 Dezembro 2021, 15:00 Raquel Correia

Contextualização histórica do House music, dance and culture. 

House music: finais dos anos 70, mistura da música Disco com outros elementos musicais - como break, batidas afro e música eletrónica.

House dance: finais dos anos 70/inícios anos 80, nos clubes underground em Chicago e Nova Iorque. Influências do sapateado, danças africanas, danças latinas, jazz e artes marciais (incluindo capoeira). 

Cultura clubing, social: liberdade, improvisação, sentir a música.

House dance moves:

- Heel and toe

- Tip toe tap

- Paux de bourré

- Side swing

- Crossroad

- Cross step

- Chase

- Lotus

- Scissors

- Swirl

- Skate

- Train

- Stomp

- Farmer