Sumários
Aula 3 - CD2 - Revisão e Aperfeiçoamento das danças tradicionais e recriação coreográfica
2 Outubro 2017, 08:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias tradicionais trabalhadas na 1ª aula: Patuscada em Linha e Regadinho.
- Recriação espacial e de sequência da coreografia tradicional Patuscada em Linha. Trabalho em pequenos grupos com tutoria do professor.- Reflexão com os estudantes, sobre os princípios de composição coreográfica utilizados.
Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Finta. Recuperação defensiva
2 Outubro 2017, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Princípios de recuperação defensiva: • posicionamento avançado do GR; • tentativa de atrasar o CA adversário; • participação ativa de todos os jogadores; • ocupação estruturada das zonas defensivas do campo; • posicionamento correto dos defensores (de costas para a própria baliza a partir da linha do meio campo). Finta sem bola, finta com bola. Aspetos a ter em consideração durante a realização de finta. Realização de exercícios de finta sem bola e de contra-ataque e recuperação defensiva. Jogo condicionado com objetivo de utilização sistemática de contra-ataque e recuperação defensiva. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
AULA 2 - CD3 - Aprendizagem das coreografias Line Dance Disco e Line Dance Country (2/11)
29 Setembro 2017, 09:30 • margarida moura
- Caracterização geral da Dança Social
- Aprendizagem da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção.
- Aprendizagem da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: andar ou saltar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Contra-ataque
29 Setembro 2017, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
Princípios
de contra-ataque: • passe e receção em movimento; • trajetória de deslocamento com mudanças de direção; • utilização de passes rectilíneos e de preferência curtos; • limitação do drible; • amplitude da ação; • garantia de apoios; • finalização na zona central ou lateral; • evitar o contacto com as defesas; • evitar a utilização de ações que atrasam a progressão no terreno. Realização de exercícios de contra-ataque. Jogo reduzido com objetivo de aperfeiçoamento das ações ofensivas (colocação, desmarcação e remate) e defensivas (marcação individual e interceção). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
AULA 2 - CD2 - Aprendizagem das coreografias Line Dance Disco e Line Dance Country
29 Setembro 2017, 08:00 • margarida moura
- Caracterização geral da Dança Social
- Aprendizagem da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção.
- Aprendizagem da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: andar ou saltar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.