Sumários
Ações Motoras - Contactos
6 Novembro 2017, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Ações Motoras - Contactos
6 Novembro 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Aula 4 - CD5 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados
3 Novembro 2017, 09:30 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias sociais trabalhadas na 2ª
aula
Line Dance Disco (LDD ) e Line Dance Country (LDC).
- Execução e observação das danças aprendidas. Regadinho, Patuscada em Linha, LDD e LDC.
- Interpretação de todo o repertório aprendido ao
longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas.
- Exercícios de
reconstrução coreográfica sobre os elementos das danças tradicionais e
sociais aprendidas. Trabalho em pequenos grupos.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Aula 4 - CD4 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados
3 Novembro 2017, 08:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias sociais trabalhadas na 2ª
aula
Line Dance Disco (LDD ) e Line Dance Country (LDC).
- Execução e observação das danças aprendidas. Regadinho, Patuscada em Linha, LDD e LDC.
- Interpretação de todo o repertório aprendido ao
longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas.
- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre os elementos das danças tradicionais e sociais aprendidas. Trabalho em pequenos grupos.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
AULA 3 - CD5 - Aprendizagem das coreografias Line Dance Disco e Line Dance Country
30 Outubro 2017, 09:30 • margarida moura
- Caracterização geral da Dança Social
- Aprendizagem da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direção.
- Aprendizagem da coreografia, Line Dance Country (LDC). Estilo rápido, descontraído, privilegiando os movimentos: andar ou saltar, galope, voltas no lugar, progressões, kick ball change e mudanças de direção.Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.