Sumários

Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos

20 Setembro 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.

- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.

- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).

- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.



Cerimónia de abertura do Ano Académico

20 Setembro 2017, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

A aula não foi realizada devido à participação dos alunos do 1º ano na Cerimónia de abertura do Ano Académico.


Aula não lecionada

20 Setembro 2017, 08:00 António Paulo Pereira Ferreira

Alunos dispensados para abertura do ano académico


Âmbito, objetivos e organização da disciplina.
 Caraterização do jogo de andebol. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo

18 Setembro 2017, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Âmbito e objetivos da disciplina.
 Organização das aulas.


2. Caracterização do jogo de andebol.

3. Fases de domínio do jogo e etapas de aprendizagem.
4. 
Modelo de ensino-aprendizagem do jogo. 
5. Terminologia específica da modalidade. 


Bibliografia: 

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.
Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.
Ribeiro, M., 
Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.
Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.


Apresentação do módulo de Basquetebol 1

18 Setembro 2017, 09:30 António Paulo Pereira Ferreira

1. Apresentação do programa do módulo de Basquetebol.

2. Objectivos, pré-requisitos, organização do módulo, conteúdos e metodologia de avaliação.
3. Referências bibliográficas recomendada para o acompanhamento da lecionação.
4. Pressupostos para o ensino do jogo de basquetebol. O Jogo anárquico como a forma de jogo mais básica da iniciação. Características e marca determinante.
5. A desmontagem do jogo anárquico e as primeiras preocupações de intervenção pedagógica. Do Jogo Anárquico ao Jogo de Nível I. Características do Jogo de Nível I.
6. Do Jogo de Nível I ao Jogo de Nível II – O início do Passe e corte. Características do jogo de Nível II.
7. Reforço das regras fundamentais que acompanham o desenvolvimento das sessões teórico-práticas.