Sumários
Movimento Dançado e Iniciação à Dança
23 Outubro 2017, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas, pela expressão e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.
- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.
- Visionamento do videograma e do Cd-rom “Dança na Escola”.
- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora.
- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.
- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.
- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).Movimento Dançado e Iniciação à Dança
23 Outubro 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas, pela expressão e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.
- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.
- Visionamento do videograma e do Cd-rom “Dança na Escola”.
- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora.
- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.
- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.
- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
20 Outubro 2017, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
20 Outubro 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos
18 Outubro 2017, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.
- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.
- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).
- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.