Sumários

Oficina Coreográfica

11 Dezembro 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Da variação à improvisação e à composição coreográfica.
- Aula centrada na composição de frases de movimento em pequenos grupos e frases individuais.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Ações Motoras - Contactos

6 Dezembro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Ações Motoras - Contactos

6 Dezembro 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Aula 4 -  CD1 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados  

4 Dezembro 2017, 09:30 margarida moura


- Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias sociais trabalhadas na 2ª aula Line Dance Disco (LDD ) e Line Dance Country (LDC).

 
- Execução e observação das danças aprendidas. Regadinho, Patuscada em Linha, LDD e LDC.

- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas.

- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre os elementos das danças tradicionais  e sociais aprendidas. Trabalho em pequenos grupos.

Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Aula 4 -  CD6 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados  

4 Dezembro 2017, 08:00 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento das danças/coreografias sociais trabalhadas na 2ª aula Line Dance Disco (LDD ) e Line Dance Country (LDC).

 
- Execução e observação das danças aprendidas. Regadinho, Patuscada em Linha, LDD e LDC.

- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas.

- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre os elementos das danças tradicionais  e sociais aprendidas. Trabalho em pequenos grupos.

Bibliografia:

Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.