Sumários

Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo

22 Setembro 2017, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem.

2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo.

3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo.

4. O contexto de aprendizagem  sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible.

5. Componentes do jogo:  colocação ofensiva;  marcação; desmarcação; remate.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.


Fundamentos do ensino do jogo - A noção de eficiência mínima

22 Setembro 2017, 08:00 António Paulo Pereira Ferreira


1. A simbologia e sinalética específica do basquetebol.

2. A noção de Eficiência Mínima para a prática do jogo de basquetebol.
3. Jogos e exercícios de avaliação do nível de eficiência mínima. Critérios de Eficiência mínima para o lançamento, o drible, o passe e a receção.


Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos

20 Setembro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.

- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.

- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).

- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Cerimónia de abertura do Ano Académico

20 Setembro 2017, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

A aula não foi realizada devido à participação dos alunos do 1º ano na Cerimónia de abertura do Ano Académico.


Aula não lecionada

20 Setembro 2017, 09:30 António Paulo Pereira Ferreira

Alunos dispensados para abertura do ano académico