Sumários

Avaliação do grau de anarquia do jogo

25 Setembro 2017, 08:00 António Paulo Pereira Ferreira

1. Continuação da aula anterior: a noção de Eficiência Mínima para a prática do jogo de basquetebol. Critérios de Eficiência mínima para o lançamento, o drible, o passe e a receção. Revisão.

2. A observação do jogo anárquico: os diferentes graus de anarquia do jogo. Definição dos comportamentos fundamentais para a observação do nível de jogo. Jogo de formal de 5x5. 
3. As grandes orientações metodológicas do ensino do basquetebol: a) aprender o jogo jogando; b) abordagem predominantemente tática; c) o uso de situações globais.


Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios

22 Setembro 2017, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.

- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.

- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.

- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.

- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo

22 Setembro 2017, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem.

2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo.

3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo.

4. O contexto de aprendizagem  sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible.

5. Componentes do jogo:  colocação ofensiva;  marcação; desmarcação; remate.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.


Fundamentos do ensino do jogo - A noção de eficiência mínima

22 Setembro 2017, 09:30 António Paulo Pereira Ferreira

1. A simbologia e sinalética específica do basquetebol.

2. A noção de Eficiência Mínima para a prática do jogo de basquetebol.
3. Jogos e exercícios de avaliação do nível de eficiência mínima. Critérios de Eficiência mínima para o lançamento, o drible, o passe e a receção.


Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios

22 Setembro 2017, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.

- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.

- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.

- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.

- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.