Sumários
Avaliação do grau de anarquia do jogo
25 Setembro 2017, 08:00 • António Paulo Pereira Ferreira
1. Continuação da aula anterior: a noção de Eficiência Mínima para a prática do jogo de basquetebol. Critérios de Eficiência mínima para o lançamento, o drible, o passe e a receção. Revisão.
3. As grandes orientações metodológicas do ensino do basquetebol: a) aprender o jogo jogando; b) abordagem predominantemente tática; c) o uso de situações globais.
Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
22 Setembro 2017, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo
22 Setembro 2017, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem. 2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo. 3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. 4. O contexto de aprendizagem sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible. 5. Componentes do jogo: colocação ofensiva; marcação; desmarcação; remate. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |
Fundamentos do ensino do jogo - A noção de eficiência mínima
22 Setembro 2017, 09:30 • António Paulo Pereira Ferreira
1. A simbologia e sinalética específica do basquetebol.
Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
22 Setembro 2017, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.