Sumários

Contemporâneo_Cecília 10

18 Outubro 2017, 16:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Visita de Estudo:

Performance "Dido e Eneias" pela Companhia Nacional de Bailado, coreografado por António Cabrita e São Castro, no teatro Camões.


Contemporâneo_Cecília 9

17 Outubro 2017, 15:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Sequência de aquecimento e awareness: enrolar e desenrolar da coluna (em paralelo, 1º e 2º posição). Pliés, relevé, (em paralelo, 1º e 2º posição), transferência de peso com ondulações em figura 8. Sequência sobre os 3 eixos de movimento da coluna: frontal (curl and arch), lateral (inclinação e ondulação) e transversal: rotações.

Sequência no chão: swings, alongamentos, rollings, transferencia de suporte entre pés e mãos, subidas e descidas, jetés. - Prolongamento da sequência com movimento complexo. 

Prática para o lado direito e esquerdo.

Exercícios de Quedas:
1) Queda com deslizamento lateral
2) Queda lateral/frontal com rolamento no chão
3) Queda com enrolamento espiral com perna da frente e perna de trás.

Circulo de grupo: respiração com som


Continuação da aula anterior

13 Outubro 2017, 13:30 Rita de Carvalho Duarte Rato


Continuação da aula anterior


Continuação da aula anterior

12 Outubro 2017, 12:00 Rita de Carvalho Duarte Rato

Continuação da aula anterior


Contemporâneo_Cecília 8

11 Outubro 2017, 16:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Sequência de aquecimento e awareness: enrolar e desenrolar da coluna (em paralelo, 1º e 2º posição). Pliés, relevé, (em paralelo, 1º e 2º posição), transferência de peso com ondulações em figura 8. Sequência sobre os 3 eixos de movimento da coluna: frontal (curl and arch), lateral (inclinação e ondulação) e transversal: rotações.

Práticas de perceção sensorial do movimento:

- Continuação do exercício anterior através de improvisação individual, mantendo o foco interno do corpo, movimento simples contínuo e lento iniciado a partir da transferência de peso e da coluna;
- Continuação do exercício anterior, mas agora em pares: um oferece toques leves (com a mão) apenas como estímulo sensorial propriocetivo (sem manipulação) - troca funções;
- Continuação dos exercícios em pares, sendo que agora, o toque se torna um incentivo ao movimento do parceiro, ou seja, aquele que é tocado recebe estimulo para o movimento a partir do toque, o movimento deve manter-se contínuo - troca funções;
- Continuação do exercício anterior, sendo que agora o toque não é feito apenas com as mãos mas utilizando outras partes do corpo e o uso de transferência de peso entre os pares - troca funções;
- Continuação do exercício anterior sendo que agora as funções daquele que toca e daquele que é tocado se misturam.

Conversa a pares sobre: o que sentiram, o que funcionou e não funcionou, o que desejariam, o que descobriram.

Partilha com todo o grupo das questões principais resultantes da conversa a pares.