Sumários
Conteúdos e funções de um Musicograma.
10 Março 2022, 10:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Conteúdos e funções de um Musicograma.
Visionamento e audição de diferentes Musicogramas.
A Textura Musical e a questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão cinestésica
10 Março 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
A análise auditiva do parâmetro Textura Musical, sua perceção e compreensão.
Melodia, Acompanhamento, Harmonia, Monodia e Polifonia.
Discriminação auditiva da função dos instrumentos e das características tímbricas dos sons; a
Instrumentação.
Conteúdos e funções de um Musicograma.
A análise coreográfico-musical.
A exploração expressiva do parâmetro Tempo: O Andamento (curto/rápido, aceleramento, retardo,
longo/lento, pausas, intervalos), a pulsação (regularidade e irregularidade), a Métrica (compassos binários,
ternários, quaternários, simples e compostos), o Ritmo (articulação temporal dos eventos, durações
relativas, discurso rítmico).
A questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão cinestésica, expressiva,
afetiva, musical, psicomotora e relacional.
Aula 2 MED-DPE (2ºano) - A comunicação verbal e não verbal
9 Março 2022, 15:00 • margarida moura
A
comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta)
O valor comunicacional do corpo. Espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão
dramática e teatral) sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão
de movimento: "o peso do nome", "cumprimento das palavras",
"a palavra sentida".
JOGOS DE VOZ ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas".
Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.). Devem também enviar o texto, por e-mail, para a docente.
Bibliografia:
Beja,
F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de
expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Aula 2 MED-DPE (1ºano) - A comunicação verbal e não verbal
7 Março 2022, 14:30 • margarida moura
A
comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta)
O valor comunicacional do corpo. Espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão
dramática e teatral) sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão
de movimento: "o peso do nome", "cumprimento das palavras",
"a palavra sentida".
JOGOS DE VOZ ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas".
Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.). Devem também enviar o texto, por e-mail, para a docente.
Bibliografia:
Beja,
F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de
expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement.
Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com
jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Exercitação prática da contagem métrica e sua incorporação no movimento.
3 Março 2022, 11:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao