Sumários

Conteúdos e funções de um Musicograma.

10 Março 2022, 10:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Conteúdos e funções de um Musicograma.

Visionamento e audição de diferentes Musicogramas.


A Textura Musical e a questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão cinestésica

10 Março 2022, 08:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A análise auditiva do parâmetro Textura Musical, sua perceção e compreensão.

Melodia, Acompanhamento, Harmonia, Monodia e Polifonia.
Discriminação auditiva da função dos instrumentos e das características tímbricas dos sons; a Instrumentação.
Conteúdos e funções de um Musicograma.
A análise coreográfico-musical.
A exploração expressiva do parâmetro Tempo: O Andamento (curto/rápido, aceleramento, retardo, longo/lento, pausas, intervalos), a pulsação (regularidade e irregularidade), a Métrica (compassos binários, ternários, quaternários, simples e compostos), o Ritmo (articulação temporal dos eventos, durações relativas, discurso rítmico).
A questão da relação do movimento corpóreo com a música na sua dimensão cinestésica, expressiva, afetiva, musical, psicomotora e relacional. 


Aula 2 MED-DPE (2ºano) - A comunicação verbal e não verbal

9 Março 2022, 15:00 margarida moura

A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta)
O valor comunicacional do corpo. Espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "o peso do nome", "cumprimento das palavras", "a palavra sentida".

JOGOS DE VOZ ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas".

 

Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.). Devem também enviar o texto, por e-mail, para a docente.


Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.


Aula 2 MED-DPE (1ºano) - A comunicação verbal e não verbal

7 Março 2022, 14:30 margarida moura

A comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta)
O valor comunicacional do corpo. Espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de movimento: "o peso do nome", "cumprimento das palavras", "a palavra sentida".

JOGOS DE VOZ ( com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "notícias entoadas".

 

Tarefa formativa para a próxima aula: os estudantes trazem um texto à sua escolha (letra de canção, poema, prosa, ... etc.). Devem também enviar o texto, por e-mail, para a docente.


Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.


Exercitação prática da contagem métrica e sua incorporação no movimento.

3 Março 2022, 11:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Exercitação prática da contagem métrica e sua incorporação no movimento.
Exercícios práticos de escuta orientada. O desenvolvimento de uma escuta exclusiva e discriminatória. As relações entre o movimento do corpo e a música. A exploração técnica e expressiva dos principais parâmetros musicais.