Sumários
O fator Tempo como denominador comum entre a dança e a música.
3 Março 2022, 10:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
O fator Tempo como denominador comum entre a dança e a música
3 Março 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
As relações entre o movimento do corpo e a música.
Abordagem pormenorizada do modelo de análise Coreográfico-Musical proposto por Paul Hodgins. Relações Intrínsecas: Ritmo; Dinâmica; Textura; Estrutura; Qualitativa; Mimesis
Relações Extrínsecas: Arquétipo; Emocional/Psicológico; Narrativa.
O fator Tempo como denominador comum entre a dança e a música. Conceitos elementares da notação rítmica e da divisão métrica. Análise auditiva de exemplos musicais direcionada para a discriminação da métrica, das mudanças de tempo e de padrões rítmicos característicos (Pulsação, Métrica, Ritmo e Andamento).
Exercitação prática da contagem métrica e sua incorporação no movimento.
Exercícios práticos de escuta orientada. O desenvolvimento de uma escuta exclusiva e discriminatória. As relações entre o movimento do corpo e a música. A exploração técnica e expressiva dos principais parâmetros musicais.
Introdução à relação da música com o movimento.
24 Fevereiro 2022, 11:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Introdução à relação da música com o movimento.
A música no movimento dançado: critérios orientadores da escolha de uma música para o movimento dançado.
Independência, interdependência e relações dialógicas entre dança e música.
Apresentação do Módulo MEM
24 Fevereiro 2022, 10:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação do módulo: conteúdos, objetivos e metodologia de avaliação.
Indicações sobre o desenvolvimento dos exercícios individuais.
A importância da escuta e distinção das suas diferentes tipologias.
Orientação bibliográfica.
Nota final: MEM=20%E+30%ET+50%EP(10%EP1+40%EP2)≥ 9,5valores
Apresentação do módulo MEM
24 Fevereiro 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação do módulo: conteúdos, objetivos e metodologia de avaliação.
Indicações sobre o desenvolvimento dos exercícios de avaliação individuais.
A importância da escuta e distinção das suas diferentes tipologias.
Orientação bibliográfica.
Introdução à relação da música com o movimento.
A música no movimento dançado: critérios orientadores da escolha de uma música para o movimento dançado.
Independência, interdependência e relações dialógicas entre dança e música.
Nota final: MEM=20%E+30%EP1+50%EP2≥ 9,5valores