Sumários

Aula 4 T (MM) - DPE-MED - Dinâmica de aula de apresentação de palavras chave específicas ao módulo (Grupos E e F)

21 Abril 2022, 10:00 margarida moura

Continuação da apresentação das dinâmicas de aula, organizadas e apresentadas pelos estudantes, subordinadas a palavras chave características do módulo de MED (Movimento e Expressão Dramática).

 

Grupo E: Catarina Rodrigues e Mónica Antunes

conceitos: Concentração; Improvisação; Criação; Processo; Produto; Pedagogia da subjetividade.

 

Grupo F: Carolina Batalha, Catarina Faria e Sílvia Lucena

Conceitos: Corpo; Movimento; Ação; Gestos; Tempo; Espaço;  Voz; Oralidade; Texto; Sons;  Respiração

 

A abordagem às palavras chave deve relacionar e contextualizar os conceitos no âmbito da UC de DPE e do módulo MED (Movimento e Expressão Dramática).


Exercícios de Avaliação

21 Abril 2022, 08:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP1.

Debate sobre os trabalhos apresentados.


Aula 7 (MM) - DPE - MED 2º ano - Tarefa avaliativa de vivência da personagem

20 Abril 2022, 15:00 margarida moura

Tarefa avaliativa individual de vivência da personagem em contexto real, exterior à sala de aula.

- Reflexão sobre o exercício de construção e vivência da personagem, de acordo com os critérios de avaliação: empenho na preparação das tarefas; ligações, sequência e encadeamento; qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade); e originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação).

- Os estudantes destacam, ainda, 3 aspetos bem conseguidos e menos conseguidos da realização e vivência da personagem. Devem enviar por e-mail para a docente até ao final do dia.

- Aferição e envio da caracterização teórica da personagem, o mais completa possível, até ao final do dia, via e-mail, incluindo fundamentação teórica sobre a construção da personagem. Pode assumir o formato word, power point ou audiovisual.


Exercícios de Avaliação

18 Abril 2022, 14:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP1.


Aula 6 (MM) - DPE-MED - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz

7 Abril 2022, 11:00 margarida moura

- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva, “Aquecendo a voz” e “Notícias expiradas” (exercícios de respiração). 

- O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de textos, frases e sequência de movimento. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem. 


- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc.. Apresentação da personagem à turma.


- Jogos de criação e interpretação – revisão e aperfeiçoamento vivencial da sequência de voz e movimento, “Palavras que Dançam”. Trabalho em pequenos grupos com experimentação da sequência com recurso à personagem criada.

Bibliografia

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.