Sumários

Exercícios de Avaliação

5 Maio 2022, 11:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP1. Debate sobre os trabalhos apresentados.


Escuta exclusiva e discriminatória.

5 Maio 2022, 10:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Distinção de diferentes tipologias de escuta.


Exercícios de Avaliação

5 Maio 2022, 08:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP1.

Debate sobre os trabalhos apresentados.


Aula 9 (MM) DPE - MED 2º ano - Tarefa avaliativa individual O texto em Movimento e o Movimento do Texto

4 Maio 2022, 15:00 margarida moura

Tarefa avaliativa individual – Texto em movimento / movimento do texto Apresentação do exercício, o Movimento do texto e o texto em movimento (com utilização de figurino específico). 

Recursos a utilizar: personagem, o texto selecionado, diferentes registos e interpretação dançada com e sem verbalização do texto. 

Após apresentação do Texto em movimento / movimento do texto os estudantes realizam uma reflexão sobre o processo e o produto apresentado e destacam 3 elementos bem conseguidos e 3 elementos menos conseguidos. Enviam esta reflexão avaliativa ao docente, via e-mail. Incluem ainda a fundamentação e explicação detalhada sobre como decorreu o processo e a apresentação e o porquê das opções realizadas.


A auto-avaliação dos estudantes deverá ter por base os critérios de avaliação que constam no programa: empenho na preparação das tarefas (4v); as ligações, sequência e encadeamento (5v); qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade) (5v); a originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação) (6v).


Apreciação do docente sobre os aspetos + e ± do Texto em movimento / movimento do texto.


Bibliografia

Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.

Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.


Aula 8 (MM) DPE-MED 1º ano - Inicio ao exercício do movimento do texto e do texto em movimento

2 Maio 2022, 14:30 margarida moura

Início ao exercício de movimento e texto, “O movimento do texto e o texto em movimento”.

-  EXERCÍCIOS DE VOZ E TEXTO - AQUECENDO A VOZ – através dos sons, “mmmmmmmmm”, “mnaiinem” e expiração das vogais “aaaaaaeeeeeeeeeiiiiiioooooooooouuuuuuuu”, mámemimomu, mamémimomu, mamemímomu, mamemimomú”.

- SENTIMENTOS OPOSTOS – 2 a 2 verbalizam sentimentos opostos (AMOR – RAIVA; AUTORIDADE – MEDO; PAIXÃO – ÓDIO; FELIZ – DESESPERADO ao mesmo tempo que dizem  a frase: Os ovos são de chocolate. 


- O movimento do texto e o texto em movimento

Elementos a incluir no exercício:

* Selecionar dos textos individuais um fragmento e explorar e criar o movimento  desse texto / frase / palavras .

* Explorar, vivenciar e interpretar o texto: com movimento e voz e apenas o movimento (sem verbalizar o texto).

* Interpretar o texto com  e sem recurso da personagem e com inclusão das "palavras que dançam".

* Decidir e incluir o figurino específico à vivência do texto em movimento.


Bibliografia

Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.

Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.