Sumários
Exercícios de Avaliação
5 Maio 2022, 11:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação em contexto de aula de EP1. Debate sobre os trabalhos apresentados.
Escuta exclusiva e discriminatória.
5 Maio 2022, 10:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Distinção de diferentes tipologias de escuta.
Exercícios de Avaliação
5 Maio 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação em contexto de aula de EP1.
Aula 9 (MM) DPE - MED 2º ano - Tarefa avaliativa individual O texto em Movimento e o Movimento do Texto
4 Maio 2022, 15:00 • margarida moura
Tarefa avaliativa individual – Texto em movimento / movimento do texto Apresentação do exercício, o Movimento do texto e o texto em movimento (com utilização de figurino específico).
Recursos a utilizar: personagem, o texto selecionado, diferentes registos e interpretação dançada com e sem verbalização do texto.
Após apresentação do Texto em movimento / movimento do texto os estudantes realizam uma reflexão sobre o processo e o produto apresentado e destacam 3 elementos bem conseguidos e 3 elementos menos conseguidos. Enviam esta reflexão avaliativa ao docente, via e-mail. Incluem ainda a fundamentação e explicação detalhada sobre como decorreu o processo e a apresentação e o porquê das opções realizadas.
A auto-avaliação dos estudantes deverá ter por base os critérios de avaliação que constam no programa: empenho na preparação das tarefas (4v); as ligações, sequência e encadeamento (5v); qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade) (5v); a originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação) (6v).
Apreciação do docente sobre os aspetos + e ± do Texto em movimento / movimento do texto.
Bibliografia
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.
Aula 8 (MM) DPE-MED 1º ano - Inicio ao exercício do movimento do texto e do texto em movimento
2 Maio 2022, 14:30 • margarida moura
Início ao exercício de movimento e texto, “O movimento do texto e o texto em movimento”.
- EXERCÍCIOS DE VOZ E TEXTO - AQUECENDO A VOZ – através dos sons, “mmmmmmmmm”, “mnaiinem” e expiração das vogais “aaaaaaeeeeeeeeeiiiiiioooooooooouuuuuuuu”, mámemimomu, mamémimomu, mamemímomu, mamemimomú”.
- SENTIMENTOS OPOSTOS – 2 a 2 verbalizam sentimentos opostos (AMOR – RAIVA; AUTORIDADE – MEDO; PAIXÃO – ÓDIO; FELIZ – DESESPERADO ao mesmo tempo que dizem a frase: Os ovos são de chocolate.
- O movimento do texto e o texto em movimento
Elementos a incluir no exercício:
* Selecionar dos textos individuais um fragmento e explorar e criar o movimento desse texto / frase / palavras .
* Explorar, vivenciar e interpretar o texto: com movimento e voz e apenas o movimento (sem verbalizar o texto).
* Interpretar o texto com e sem recurso da personagem e com inclusão das "palavras que dançam".
* Decidir e incluir o figurino específico à vivência do texto em movimento.
Bibliografia
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.