Sumários

Aula 3 T (MM) - DPE-MED - Dinâmica de aula de apresentação de palavras chave específicas ao módulo (Grupos C e D)

7 Abril 2022, 10:00 margarida moura

Continuação da apresentação das dinâmicas de aula, organizadas e apresentadas pelos estudantes, subordinadas a palavras chave características do módulo de MED.


Grupo C: Joana Maia e Ana Carolina Fonseca. 

conceitos: Pertencer; Confiar; Valorizar; Interagir; Integrar; Aceitar; Participar.


Grupo D: Leonor Gaspar, Mafalda Carvalhinho e Sara Banazol.

Conceitos: Imaginação; Imaginário; Real; Emoção; Criatividade; Sentimento; Sensação.


A abordagem às palavras chave deve relacionar e contextualizar os conceitos no âmbito da UC de DPE e do módulo MED (Movimento e Expressão Dramática).


Recursos musicais e motores

7 Abril 2022, 08:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A colocação dos recursos musicais e motores ao serviço do gesto performativo.
Relações das tipologias de movimento com os parâmetros musicais
Exploração expressiva de caráter livre com base nos diferentes parâmetros de análise da música e do movimento.
Dualismo entre Corpo Físico e Corpo Expressivo.
Tessitura sonora e verticalidade do movimento.
Intensidade sonora e amplitude do gesto.
Melodia e frases de movimento.


Aula 6 (MM) - DPE-MED - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz

6 Abril 2022, 15:00 margarida moura

- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva, “Aquecendo a voz” e “Notícias expiradas” (exercícios de respiração). 

- O processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de textos, frases e sequência de movimento. A distinção entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem. 


- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos, experiências, limitações, possibilidades, etc.. Apresentação da personagem à turma.


- Jogos de criação e interpretação – revisão e aperfeiçoamento vivencial da sequência de voz e movimento, “Palavras que Dançam”. Trabalho em pequenos grupos com experimentação da sequência com recurso à personagem criada.

Bibliografia

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.


Gesto musical e gesto performativo

4 Abril 2022, 14:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

A colocação dos recursos musicais e motores ao serviço do gesto performativo.
Relações das tipologias de movimento com os parâmetros musicais
Exploração expressiva de caráter livre com base nos diferentes parâmetros de análise da música e do movimento.
Dualismo entre Corpo Físico e Corpo Expressivo.
Tessitura sonora e verticalidade do movimento.
Intensidade sonora e amplitude do gesto.
Melodia e frases de movimento.


Aula 5 (1ºano) DPE-MED - Inicio da construção da personagem

31 Março 2022, 11:00 margarida moura

A mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - sem contacto e com evidente utilização do factor "C" (concentração): "sorrisos e caretas".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "objeto transfigurado" e "objetos criativos".
JOGOS DE RESPIRAÇÃO, VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "aquecendo as cordas vocais", "texto sonoro - VELHINHA" de acordo com diferentes registos.
JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO (com o objetivo de relacionar o movimento e sua interpretação com a expressão e comunicação - movimento expressivo): “palavras que dançam”. Criação da personagem. Inicio da "construção da personagem".

Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e-mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, família, gostos, traumas, relações sociais, familiares, sonhos, medos, ambições, segredos, modo de falar, de andar ... etc.)

Bibliografia

Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.