Sumários
Aula 2 T (1º ano) - MED - DPE - Dinâmica de aula de apresentação de palavras chave específicas ao módulo
31 Março 2022, 10:00 • margarida moura
Dinâmica de Intensidade
31 Março 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Aula 5 (2º ano) - DPE-MED - Inicio à construção da personagem
30 Março 2022, 15:00 • margarida moura
A mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral) - sem contacto e com evidente utilização do facor "C" (concentração): "sorrisos e caretas".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEÇÕES (com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "objeto transfigurado" e "objetos criativos".
JOGOS DE RESPIRAÇÃO, VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva): "aquecendo as cordas vocais", "texto sonoro - VELHINHA" de acordo com diferentes registos.
JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO (com o objetivo de relacionar o movimento e sua interpretação com a expressão e comunicação - movimento expressivo): “palavras que dançam”. Criação da personagem. Inicio da "construção da personagem".
Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e-mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, gostos, traumas, relações sociais, familiares, sonhos, medos, segredos, modo de falar, de andar ... etc.)
Bibliografia
Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Dinâmica de Intensidade
28 Março 2022, 14:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
A exploração expressiva do parâmetro Dinâmica de Intensidade (forte, fraca, combinações e progressões).
Aula 4 (1ºano) DPE-MED - Voz e texto
24 Março 2022, 11:00 • margarida moura
Aquecimento da voz. Exercícios de respiração vocal. Aprendizagem da melodia, Velhinha.
Início à sequência de movimento, "Palavras que Dançam", exercício de movimento e voz. Trabalho em pequenos grupos
Leituras diferenciadas dos textos: Falados, leitura confortável, leitura/interpretação com registo diferente do normal e com registo sugerido pelo docente.
Bibliografia
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (1999). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Martinet, S. (1991). La musique du corps: Expression par le mouvement. Lausanne: Au Signal. (FMH/DAN – 144).
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.