Sumários

Exercícios de Avaliação

12 Maio 2022, 11:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP2.
Debate sobre os trabalhos apresentados.


Análise coreográfico-musical

12 Maio 2022, 10:00 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

As sugestões dramatúrgicas da música enquanto sustentação da composição cénica.

Exercitação da análise coreográfico-musical.


Exercícios de Avaliação

12 Maio 2022, 08:30 Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao

Apresentação em contexto de aula de EP2.

Debate sobre os trabalhos apresentados.


Aula 10 (MM) DPE-MED 2º ano - Continuação da tarefa avaliativa individual: o movimento do texto /o texto em movimento

11 Maio 2022, 15:00 margarida moura

Tarefa avaliativa individual – Texto em movimento / movimento do texto

Apresentação do exercício, o Movimento do texto e o texto em movimento (com utilização de figurino específico). 

Recursos a utilizar: a personagem, a sequência de movimento "as palavras que dançam", o texto selecionado, diferentes registos e interpretação dançada com e sem verbalização do texto. 

Após apresentação do exto em movimento / movimento do texto os estudantes realizam uma reflexão sobre o processo e o produto apresentado e destacam 3 elementos bem conseguidos e 3 elementos menos conseguidos. Enviam esta reflexão avaliativa ao docente, via e-mail. Incluem ainda a fundamentação e explicação detalhada sobre o como decorreu o processo e a apresentação e o porquê das opções realizadas.


A auto-avaliação dos estudantes deverá ter por base os critérios de avaliação que constam no programa: empenho na preparação das tarefas (4v); as ligações, sequência e encadeamento (5v); qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade) (5v); e originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação) (6v).


Apreciação do docente sobre os aspetos mais e menos conseguidos de cada apresentação.


Bibliografia

Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.

Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.


Aula 9 (MM) DPE-MED 1º ano - Tarefa avaliativa individual: o movimento do texto /o texto em movimento

9 Maio 2022, 14:30 margarida moura

Tarefa avaliativa individual – Texto em movimento / movimento do texto

Apresentação do exercício, o Movimento do texto e o texto em movimento (com utilização de figurino específico). 

Recursos a utilizar: a personagem, a sequência de movimento "as palavras que dançam", o texto selecionado, diferentes registos e interpretação dançada com e sem verbalização do texto. 

Após apresentação do exto em movimento / movimento do texto os estudantes realizam uma reflexão sobre o processo e o produto apresentado e destacam 3 elementos bem conseguidos e 3 elementos menos conseguidos. Enviam esta reflexão avaliativa ao docente, via e-mail. Incluem ainda a fundamentação e explicação detalhada sobre o como decorreu o processo e a apresentação e o porquê das opções realizadas.


A auto-avaliação dos estudantes deverá ter por base os critérios de avaliação que constam no programa: empenho na preparação das tarefas (4v); as ligações, sequência e encadeamento (5v); qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade) (5v); e originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação) (6v).


Apreciação do docente sobre os aspetos mais e menos conseguidos de cada apresentação.


Bibliografia

Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.

Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.