Sumários
Exercícios de avaliação
28 Abril 2022, 11:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação em contexto de aula de EP1
Música e composição cénica
28 Abril 2022, 10:00 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Exercícios de Avaliação
28 Abril 2022, 08:30 • Rui Miguel Ribeiro de Campos Leitao
Apresentação em contexto de aula de EP1.
Aula 8 (MM) - DPE - MED 2ºano - Início ao Movimento do Texto / Texto em Movimento
27 Abril 2022, 15:00 • margarida moura
Início ao exercício de movimento e texto, “O movimento do texto e o texto em movimento”.
- EXERCÍCIOS DE VOZ E TEXTO - AQUECENDO A VOZ – através dos sons, “mmmmmmmmm”, “mnaiinem” e expiração das vogais “aaaaaaeeeeeeeeeiiiiiioooooooooouuuuuuuu”, mámemimomu, mamémimomu, mamemímomu, mamemimomú”.
- SENTIMENTOS OPOSTOS – 2 a 2 verbalizam sentimentos opostos (AMOR – RAIVA; AUTORIDADE – MEDO; PAIXÃO – ÓDIO; FELIZ – DESESPERADO ao mesmo tempo que dizem a frase: Os ovos são de chocolate.
- O movimento do texto e o texto em movimento
Elementos a incluir no exercício:
* Selecionar dos textos individuais um fragmento e explorar e criar o movimento desse texto / frase / palavras.
* Explorar, vivenciar e interpretar o texto: com movimento e voz, e apenas movimento (sem verbalizar o texto).
* Interpretar o texto com e sem recurso da personagem.
* Decidir e incluir o figurino específico à vivência do texto em movimento.
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Valeria Radrigán (2016). Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. In Telondefondo, Revista de Teoria y Critica Teatral, nº 15, julho.Aula 7 (MM) DPE-MED 1º ano - Tarefa avaliativa, vivência da personagem
21 Abril 2022, 11:00 • margarida moura
Tarefa avaliativa individual de vivência da personagem em contexto real, exterior à sala de aula.
- Reflexão sobre o exercício de construção e vivência da personagem, de acordo com os critérios de avaliação: empenho na preparação das tarefas; ligações, sequência e encadeamento; qualidade de apresentação das propostas quer teórica (redação e sentido de pormenorização e especificidade) quer prática (credibilidade, domínio e adequabilidade); e originalidade das propostas apresentadas (ousadia criativa, caráter inovador de criação, expressão e interpretação).
- Os estudantes destacam, ainda, 3 aspetos bem conseguidos e menos conseguidos da realização e vivência da personagem. Devem enviar por e-mail para a docente até ao final do dia.
- Aferição e envio da caracterização teórica da personagem, o mais completa possível, até ao final do dia, via e-mail, incluindo fundamentação teórica sobre a construção da personagem. Pode assumir o formato word, power point ou audiovisual.