Sumários
Aula 1 - CD5 - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
29 Outubro 2018, 09:30 • margarida moura
- Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
- Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa.
- Aquecimento inicial com mobilização segmentar com incidência nos membros inferiores e membros superiores.
- Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha ( Raízes, Diabo do Belho). Trabalho em pequenos grupos e nas variantes: sincronização e pergunta-resposta.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Aula 1 - CD4 - Apresentação teórica do módulo de 4 aulas de DPS
29 Outubro 2018, 08:00 • margarida moura
. Apresentação teórica do módulo de 4 aulas de DPS.
. Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
. Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa. . Não se realizou aula prática pelo facto da aparelhagem de som e colunas não estar devidamente ligada.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais.
Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Finta. Recuperação defensiva
29 Outubro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Recuperação defensiva. Princípios de recuperação defensiva: • posicionamento avançado do GR; • tentativa de atrasar o CA adversário; • participação ativa de todos os jogadores; • ocupação estruturada das zonas defensivas do campo; • posicionamento correto dos defensores (de costas para a própria baliza a partir da linha do meio campo). Finta sem bola, finta com bola. Aspetos a ter em consideração durante a realização de finta. Realização de exercícios de finta sem bola e de contra-ataque e recuperação defensiva. Jogo condicionado com objetivo de utilização sistemática de contra-ataque e recuperação defensiva. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Ações Motoras - Contactos
26 Outubro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.Ações Motoras - Contactos
26 Outubro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.