Sumários

Aula 1 - CD5 - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha

29 Outubro 2018, 09:30 margarida moura


  • Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
  • Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa.
  • Aquecimento inicial com mobilização segmentar com incidência nos membros inferiores e membros superiores.
  • Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha ( Raízes, Diabo do Belho). Trabalho em pequenos grupos e nas variantes: sincronização e pergunta-resposta.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Aula 1 - CD4 - Apresentação teórica do módulo de 4 aulas de DPS

29 Outubro 2018, 08:00 margarida moura

. Apresentação teórica do módulo de 4 aulas de DPS.
. Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
. Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa. . Não se realizou aula prática pelo facto da aparelhagem de som e colunas não estar devidamente ligada.

Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Finta. Recuperação defensiva

29 Outubro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Recuperação defensiva.

Princípios de recuperação defensiva:

•       posicionamento avançado do GR;

•       tentativa de atrasar o CA adversário;

•       participação ativa de todos os jogadores;

•       ocupação estruturada das zonas defensivas do campo;

•       posicionamento correto dos defensores (de costas para a própria baliza a partir da linha do meio campo).

Finta sem bola, finta com bola.

Aspetos a ter em consideração durante a realização de finta.

Realização de exercícios de finta sem bola e de contra-ataque e recuperação defensiva.

Jogo condicionado com objetivo de utilização sistemática de contra-ataque e recuperação defensiva.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Ações Motoras - Contactos

26 Outubro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Ações Motoras - Contactos

26 Outubro 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.