Sumários

Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Contra-ataque.

26 Setembro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Contra-ataque.

Princípios de contra-ataque:

•       passe e receção em movimento;

•       trajetória de deslocamento com mudanças de direção;

•       utilização de passes rectilíneos e de preferência curtos;

•       limitação do drible;

•       amplitude da ação;

•       garantia de apoios;

•       finalização na zona central ou lateral;

•       evitar o contacto com as defesas;

•       evitar a utilização de ações que atrasam a progressão no terreno.

Realização de exercícios de contra-ataque.

Jogo reduzido com objetivo de aperfeiçoamento das ações ofensivas (colocação, desmarcação e remate) e defensivas (marcação individual e interceção).

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


AULA 1 - CD2 - Aprendizagem coreografia tradicional Patuscada em Linha

26 Setembro 2018, 08:00 margarida moura

  • Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
  • Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa.
  • Aquecimento inicial com mobilização segmentar com incidência nos membros inferiores e membros superiores.
  • Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha ( Raízes, Diabo do Belho). Trabalho em pequenos grupos e nas variantes: sincronização e pergunta-resposta.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Contra-ataque.

26 Setembro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Contra-ataque.

Princípios de contra-ataque:

•       passe e receção em movimento;

•       trajetória de deslocamento com mudanças de direção;

•       utilização de passes rectilíneos e de preferência curtos;

•       limitação do drible;

•       amplitude da ação;

•       garantia de apoios;

•       finalização na zona central ou lateral;

•       evitar o contacto com as defesas;

•       evitar a utilização de ações que atrasam a progressão no terreno.

Realização de exercícios de contra-ataque.

Jogo reduzido com objetivo de aperfeiçoamento das ações ofensivas (colocação, desmarcação e remate) e defensivas (marcação individual e interceção).

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Movimento Dançado e Iniciação à Dança

24 Setembro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.

- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas, pela expressão e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.

- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas,  equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.

- Visionamento do videograma e do Cd-rom “Dança na Escola”.

- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora.

- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.

- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.

- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).


Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Objetivos e funções dos defesas

24 Setembro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

Etapa Inicial de aprendizagem do jogo.

1.     Funções do defesa do portador da bola.

2.     Funções do defesa do atacante sem bola.


3.     Ações individuais ofensivas: colocação, desmarcação, remate, passe e receção.

4.     Ações individuais defensivas: marcação, interceção, desarme

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.