Sumários

Not Taught.

22 Outubro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

-----


Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios

22 Outubro 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.

- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.

- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.

- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.

- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.



Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Objetivos e funções dos atacantes

22 Outubro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.  Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Objetivos e conteúdos.

1.1.   Aprendizagem do andebol em situação do jogo reduzido (Andebol de 5).

1.2.   Colocação dos jogadores no ataque contra defesa individual.

1.3.   Impedimento ou limitação de drible e a utilização exclusiva de passe picado.

1.4.   Funções do atacante com bola quando está longe e perto da baliza adversária.

1.5.   Funções do atacante sem bola.

2.     Ações individuais ofensivas: colocação, desmarcação, remate, passe e receção.

3.     Ações individuais defensivas: colocação, marcação, interceção.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.


Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos

19 Outubro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.

- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.

- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).

- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Not Taught.

19 Outubro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

-----