Sumários

Introdução às Ações Motoras da Dança

17 Setembro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.

- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.

- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.

- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.

Bibliografia:

- Programa da disciplina.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Âmbito, objetivos e organização da disciplina.
 Caraterização do jogo de andebol. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo.

17 Setembro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Âmbito e objetivos da disciplina.
 Organização das aulas.


2.     Caracterização do jogo de andebol.


3.     Fases de domínio do jogo e etapas de aprendizagem.

4.     
Modelo de ensino-aprendizagem do jogo. Terminologia específica da modalidade.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.


Introdução às Ações Motoras da Dança

17 Setembro 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.

- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.

- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.

- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.

Bibliografia:

- Programa da disciplina.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Âmbito, objetivos e organização da disciplina.
 Caraterização do jogo de andebol. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo.

17 Setembro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Âmbito e objetivos da disciplina.
 Organização das aulas.


2.     Caracterização do jogo de andebol.


3.     Fases de domínio do jogo e etapas de aprendizagem.

4.     
Modelo de ensino-aprendizagem do jogo. Terminologia específica da modalidade.

Bibliografia:

Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD.


Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.