Sumários
Introdução às Ações Motoras da Dança
17 Setembro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.
- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.
- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.
- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.Bibliografia:
- Programa da disciplina.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Caraterização do jogo de andebol. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo.
17 Setembro 2018, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Âmbito e objetivos da disciplina. Organização das aulas. 2. Caracterização do jogo de andebol. 3. Fases de domínio do jogo e etapas de aprendizagem. 4. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo. Terminologia específica da modalidade. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |
Introdução às Ações Motoras da Dança
17 Setembro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.
- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.
- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.
- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.Bibliografia:
- Programa da disciplina.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Caraterização do jogo de andebol. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo.
17 Setembro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Âmbito e objetivos da disciplina. Organização das aulas. 2. Caracterização do jogo de andebol. 3. Fases de domínio do jogo e etapas de aprendizagem. 4. Modelo de ensino-aprendizagem do jogo. Terminologia específica da modalidade. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |