Sumários
AULA 2 - CD6 - Aprendizagem da coreografia Line Dance Disco
28 Novembro 2018, 08:00 • margarida moura
- Caracterização geral da Dança Social
- Aprendizagem da sequência de Line Dance Disco (LDD). Estilo solto, descontraído, privilegiando o andar com progressões a avançar e a recuar, laterais e circulares, o twist, o quick ball change, os movimentos stacatto, segmentares e círculos de braços e as mudanças de níveis e de direcção.
- Revisão da coreografia tradicional, Patuscada em Linha.
Bibliografia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Aula 1 - CD1 - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
26 Novembro 2018, 09:30 • margarida moura
- Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
- Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa.
- Aquecimento inicial com mobilização segmentar com incidência nos membros inferiores e membros superiores.
- Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha ( Raízes, Diabo do Belho). Trabalho em pequenos grupos e nas variantes: sincronização e pergunta-resposta.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Aula 1 - CD6 - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
26 Novembro 2018, 08:00 • margarida moura
- Apresentação do programa com explicação das regras/normas de boa conduta.
- Caracterização geral da Dança Tradicional Portuguesa.
- Aquecimento inicial com mobilização segmentar com incidência nos membros inferiores e membros superiores.
- Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha ( Raízes, Diabo do Belho). Trabalho em pequenos grupos e nas variantes: sincronização e pergunta-resposta.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
21 Novembro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Ações Motoras – Gestos, Posturas, Quedas e Equilíbrios
21 Novembro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.
- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.
- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.