Sumários

Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta

7 Novembro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

 

Ações do posto específico de guarda-redes.

 

Princípios da defesa zonal aberta:

· amplitude;

· profundidade;


· entreajuda;

· descontinuidade das ações.

Colocação e funções dos defesas.

Defesa do portador da bola.

Defesa do jogador sem bola.

Defesa do pivot.

Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal.

Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 3 - CD5 - Aprendizagem da dança tradicional minhota Regadinho

5 Novembro 2018, 09:30 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento da Patuscada em Linha e da Line Dance Disco.

- Aprendizagem da dança tradicional minhota, Regadinho. Espaço: Roda dupla lateral-lateral e roda dupla facial concêntrica-excêntrica. Passos: passeio, saltado cruzado e saltitado. MS/pegas: braço dado, nível superior e braço dada oposta.

- Reflexão conjunta, docente-estudante, sobre os erros a evitar na realização das danças aprendidas. Destaque para as componentes críticas dos movimentos e das danças aprendidas.

Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Aula 3 - CD4 - Aprendizagem da dança tradicional minhota Regadinho

5 Novembro 2018, 08:00 margarida moura

 

- Revisão e aperfeiçoamento da Patuscada em Linha e do Line Dance Disco.

- Aprendizagem da dança tradicional minhota, Regadinho. Espaço: Roda dupla lateral-lateral e roda dupla facial concêntrica-excêntrica. Passos: passeio, saltado cruzado e saltitado. MS/pegas: braço dado, nível superior e braço dada oposta.

-  Os estudantes que assistiram à aula procederam à recolha de informação conducente à realização de um relatório de aula com destaque para os conceitos e terminologia específica das danças portuguesas e sociais transmitidas. O relatório deve ser enviado ao docente através de e-mail (mmoura@fmh.ulisboa.pt) até 4ªf, 7 de novembro de 2018.

Bibliografia
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Tema da aula: Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada

5 Novembro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

Ações ofensivas individuais. Entrada:

·    definição;

·    classificação;

·    situações de utilização;

·    informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.

 

Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo:

·      ajuda mútua;

·      deslizamento.

Situações de utilização.

Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Oficina Coreográfica

2 Novembro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Da variação à improvisação e à composição coreográfica.
- Aula centrada na composição de frases de movimento em pequenos grupos e frases individuais.

Bibliografia :
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.