Sumários
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta
7 Novembro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações do posto específico de guarda-redes.
Princípios da defesa zonal aberta: · amplitude; · profundidade; · entreajuda; · descontinuidade das ações. Colocação e funções dos defesas. Defesa do portador da bola. Defesa do jogador sem bola. Defesa do pivot. Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal. Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 3 - CD5 - Aprendizagem da dança tradicional minhota Regadinho
5 Novembro 2018, 09:30 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da Patuscada em Linha e da Line Dance Disco.
- Aprendizagem da dança tradicional minhota, Regadinho. Espaço: Roda dupla lateral-lateral e roda dupla facial concêntrica-excêntrica. Passos: passeio, saltado cruzado e saltitado. MS/pegas: braço dado, nível superior e braço dada oposta.
- Reflexão conjunta, docente-estudante, sobre os erros a evitar na realização das danças aprendidas. Destaque para as componentes críticas dos movimentos e das danças aprendidas.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Aula 3 - CD4 - Aprendizagem da dança tradicional minhota Regadinho
5 Novembro 2018, 08:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da Patuscada em Linha e do Line Dance Disco.
- Aprendizagem da dança tradicional minhota, Regadinho. Espaço: Roda dupla lateral-lateral e roda dupla facial concêntrica-excêntrica. Passos: passeio, saltado cruzado e saltitado. MS/pegas: braço dado, nível superior e braço dada oposta.
- Os estudantes que assistiram à aula procederam à recolha de informação conducente à realização de um relatório de aula com destaque para os conceitos e terminologia específica das danças portuguesas e sociais transmitidas. O relatório deve ser enviado ao docente através de e-mail (mmoura@fmh.ulisboa.pt) até 4ªf, 7 de novembro de 2018.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Tema da aula: Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada
5 Novembro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações ofensivas individuais. Entrada: · definição; · classificação; · situações de utilização; · informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.
Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo: · ajuda mútua; · deslizamento. Situações de utilização. Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Oficina Coreográfica
2 Novembro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Bibliografia :
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.