Sumários

Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta

10 Outubro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch


Ações do posto específico de guarda-redes.

 

Princípios da defesa zonal aberta:

· amplitude;

· profundidade;


· entreajuda;

· descontinuidade das ações.

Colocação e funções dos defesas.

Defesa do portador da bola.

Defesa do jogador sem bola.

Defesa do pivot.

Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal.

Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Oficina Coreográfica

10 Outubro 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Da variação à improvisação e à composição coreográfica.
- Aula centrada na composição de frases de movimento em pequenos grupos e frases individuais.

Bibliografia
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta

10 Outubro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch


Ações do posto específico de guarda-redes.

 

Princípios da defesa zonal aberta:

· amplitude;

· profundidade;


· entreajuda;

· descontinuidade das ações.

Colocação e funções dos defesas.

Defesa do portador da bola.

Defesa do jogador sem bola.

Defesa do pivot.

Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal.

Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Ações Motoras - Contactos

8 Outubro 2018, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada.

8 Outubro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

Ações ofensivas individuais. Entrada:

·    definição;

·    classificação;

·    situações de utilização;

·    informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.

 

Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo:

·      ajuda mútua;

·      deslizamento.

Situações de utilização.

Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.