Sumários
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta
10 Outubro 2018, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações do posto específico de guarda-redes.
Princípios da defesa zonal aberta: · amplitude; · profundidade; · entreajuda; · descontinuidade das ações. Colocação e funções dos defesas. Defesa do portador da bola. Defesa do jogador sem bola. Defesa do pivot. Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal. Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Oficina Coreográfica
10 Outubro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Da variação à improvisação e à composição coreográfica.
- Aula centrada na composição de frases de movimento em pequenos grupos e frases individuais.
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ações do guarda-redes. Princípios da defesa zonal aberta
10 Outubro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações do posto específico de guarda-redes.
Princípios da defesa zonal aberta: · amplitude; · profundidade; · entreajuda; · descontinuidade das ações. Colocação e funções dos defesas. Defesa do portador da bola. Defesa do jogador sem bola. Defesa do pivot. Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar a defesa zonal aberta e ataque contra defesa zonal. Avaliação prática no contexto do jogo com defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Ações Motoras - Contactos
8 Outubro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.Bibliografia:
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada.
8 Outubro 2018, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações ofensivas individuais. Entrada: · definição; · classificação; · situações de utilização; · informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.
Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo: · ajuda mútua; · deslizamento. Situações de utilização. Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |