Sumários
Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Objetivos e funções dos atacantes.
21 Setembro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Objetivos e conteúdos. 1.1. Aprendizagem do andebol em situação do jogo reduzido (Andebol de 5). 1.2. Colocação dos jogadores no ataque contra defesa individual. 1.3. Impedimento ou limitação de drible e a utilização exclusiva de passe picado. 1.4. Funções do atacante com bola quando está longe e perto da baliza adversária. 1.5. Funções do atacante sem bola. 2. Ações individuais ofensivas: colocação, desmarcação, remate, passe e receção. 3. Ações individuais defensivas: colocação, marcação, interceção. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |
Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo
19 Setembro 2018, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem. 2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo. 3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. 4. O contexto de aprendizagem sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible. 5. Componentes do jogo: colocação ofensiva; marcação; desmarcação; remate. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |
Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos
19 Setembro 2018, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.
- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.
- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).
- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Avaliação inicial do nível de domínio do jogo dos praticantes. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo
19 Setembro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Avaliação inicial dos alunos. Importância da avaliação do nível de domínio do jogo para a organização adequada do processo de ensino-aprendizagem. 2. Regulamento do jogo. Regras introduzidas na apresentação teórica antes do jogo e no decorrer do jogo. 3. Caracterização da Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. 4. O contexto de aprendizagem sugerido para a Etapa Inicial de aprendizagem do jogo. Jogo reduzido com defesa individual e impedimento de drible. 5. Componentes do jogo: colocação ofensiva; marcação; desmarcação; remate. |
Bibliografia: |
Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Santos, F. (1995). Jogos de iniciação de andebol, Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras. |
Ações Motoras – Saltos, Voltas, Passos e Deslocamentos
19 Setembro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.
- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.
- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).
- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.