Sumários
Ações Motoras - Contactos
8 Outubro 2018, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).
- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.
- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.Bibliografia:
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada.
8 Outubro 2018, 08:00 • Anna Georgievna Volossovitch
Ações ofensivas individuais. Entrada: · definição; · classificação; · situações de utilização; · informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.
Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo: · ajuda mútua; · deslizamento. Situações de utilização. Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 4 - CD3 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados
3 Outubro 2018, 09:30 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento do Line Dance Disco (LDD ).
- Reprodução e observação da dança e coreografia tradicionais aprendidas, Patuscada em Linha e Regadinho.
- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas. - Relação entre os conteúdos performativos das danças aprendidas e as acções motoras (deslocamentos, saltos, voltas, quedas, equilibrios, posições e posturas) trabalhadas na Dança Criativa.- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre a Line Dance Disco. Reflexão professor-alunos sobre os critérios subjacentes ao processo de reconstrução coreográfica.
Bibliogrfia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Discografia.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Sociais. Acompanhamentos sonoros de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ataque contra defesa zonal aberta. Colocação e principais funções do pivot
3 Outubro 2018, 09:30 • Anna Georgievna Volossovitch
Princípios de ataque contra defesa zonal aberta: · ataque ao espaço; · amplitude e reequilíbrio; · profundidade; · entreajuda; · continuidade das ações. Colocação e principais funções do pivot: • garantir linha de passe (colocação em diagonal enquadrando-se com a bola); • execução de bloqueios, evitando a ocupação do espaço entre defesas; • garantir pontos de apoio aos jogadores da 1ª linha.
Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar o ataque contra defesa zonal aberta e aumentar a participação do pivot no jogo ofensivo da equipa. |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Aula 4 - CD2 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados
3 Outubro 2018, 08:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento do Line Dance Disco (LDD ).
- Reprodução e observação da dança e coreografia tradicionais aprendidas, Patuscada em Linha e Regadinho.
- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas. - Relação entre os conteúdos performativos das danças aprendidas e as acções motoras (deslocamentos, saltos, voltas, quedas, equilibrios, posições e posturas) trabalhadas na Dança Criativa.- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre a Patuscada em Linha. Reflexão professor-alunos sobre os critérios subjacentes ao processo de reconstrução coreográfica.
Bibliogrfia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Discografia.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Sociais. Acompanhamentos sonoros de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.