Sumários

Ações Motoras - Contactos

8 Outubro 2018, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada nos contactos com os outros. Noções de cooperação, suporte da ação (periférico, central) e tipos de contacto (ativo, passivo e neutro).

- Exercícios realizados em contacto (pares e grupos diversos) envolvendo nomeadamente as seguintes subcategorias de contactos: passos, gestos, voltas, saltos e quedas.

- Contactos com objetos: exercícios realizados em contacto com bolas e cadeiras envolvendo nomeadamente as seguintes ações: equilíbrios, voltas, saltos, deslocamentos e quedas.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto.

Bibliografia:

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Entrada.

8 Outubro 2018, 08:00 Anna Georgievna Volossovitch

Ações ofensivas individuais. Entrada:

·    definição;

·    classificação;

·    situações de utilização;

·    informação que deve ser transmitida ao praticante sobre a realização da entrada.

 

Defesa zonal aberta. Ações defensivas de grupo:

·      ajuda mútua;

·      deslizamento.

Situações de utilização.

Realização de exercícios, do jogo reduzido e formal com o objetivo de aperfeiçoar as ações ofensivas e defensivas no contexto de jogo com a defesa zonal aberta.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.



Aula 4 -  CD3 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados

3 Outubro 2018, 09:30 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento do Line Dance Disco (LDD ).

- Reprodução e observação da dança e coreografia tradicionais aprendidas, Patuscada em Linha e Regadinho.

- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas. - Relação entre os conteúdos performativos das danças aprendidas e as acções motoras (deslocamentos, saltos, voltas, quedas, equilibrios, posições e posturas) trabalhadas na Dança Criativa.
- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre a Line Dance Disco. Reflexão professor-alunos sobre os critérios subjacentes ao processo de reconstrução coreográfica.
Bibliogrfia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Discografia.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Sociais. Acompanhamentos sonoros de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.


Etapa Elementar de aprendizagem do jogo. Ataque contra defesa zonal aberta. Colocação e principais funções do pivot

3 Outubro 2018, 09:30 Anna Georgievna Volossovitch

Princípios de ataque contra defesa zonal aberta:

·     ataque ao espaço;

·     amplitude e reequilíbrio;

·     profundidade;


·     entreajuda;

·     continuidade das ações.

Colocação e principais funções do pivot:

•      garantir linha de passe (colocação em diagonal enquadrando-se com a bola);

•      execução de bloqueios, evitando a ocupação do espaço entre defesas;

•      garantir pontos de apoio aos jogadores da 1ª linha.

 

Realização de exercícios, do jogo reduzido 4X4 e formal com o objetivo de aperfeiçoar o ataque contra defesa zonal aberta e aumentar a participação do pivot no jogo ofensivo da equipa.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Aula 4 -  CD2 - Reconstrução coreográfica sobre os materiais trabalhados  

3 Outubro 2018, 08:00 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento do Line Dance Disco (LDD ).

- Reprodução e observação da dança e coreografia tradicionais aprendidas, Patuscada em Linha e Regadinho.

- Interpretação de todo o repertório aprendido ao longo das 4 aulas. Esclarecimento de dúvidas. - Relação entre os conteúdos performativos das danças aprendidas e as acções motoras (deslocamentos, saltos, voltas, quedas, equilibrios, posições e posturas) trabalhadas na Dança Criativa.
- Exercícios de reconstrução coreográfica sobre a Patuscada em Linha. Reflexão professor-alunos sobre os critérios subjacentes ao processo de reconstrução coreográfica.

Bibliogrfia:
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.
Discografia.
Moura, M. (2017). Danças Portuguesas e Sociais. Acompanhamentos sonoros de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD I – DANÇA.