Sumários
Gestos e Posturas em Dança
7 Dezembro 2021, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.
- Gestos: Componentes críticas dos gestos de dança, nomeadamente o isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo. Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Posturas: Exploração de diferentes configurações de segmentos corporais em situações de grande estabilidade (estátuas). Noção de imobilidade sobre apoio estável como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os gestos e as posturas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.Aula 5 DAD - Ténis
6 Dezembro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis.
Os
procedimentos didáticos fundamentais no ténis.
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jode de
singulares e pares.
Aula 5 DAD - Ténis
6 Dezembro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis.
Os
procedimentos didáticos fundamentais no ténis.
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jode de
singulares e pares.
Voltas em Dança
3 Dezembro 2021, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.
- Voltas: Componentes críticas da ação de rodar, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de mudança de direção sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as voltas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.
Aula 6 - ES3 - DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Sr Vinho
3 Dezembro 2021, 10:00 • margarida moura
o Revisão da dança tradicional EC.
o Barra inicial específica aos passos: passeio a avançar, à volta do par, a rodar com o par), tacão e bico, serrar simples e malhão. Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível médio com palmas, nível superior, nível inferior lateral mãos dadas.
o Aprendizagem da coreografia tradicional: Sr. Vinho (SV) (Mariza, Fado em Mim). Passos: serrar simples e com palmas, malhão a avançar. MS: nível inferior contra lateral descontraídos, nível inferior lateral entrelaçados, nível médio com palmas e nível superior.
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em grupo (os da composição coreográfica (CC) final).
Referencias Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.