Sumários

Gestos e Posturas em Dança

7 Dezembro 2021, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Gestos: Componentes críticas dos gestos de dança, nomeadamente o isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo. Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

 - Posturas: Exploração de diferentes configurações de segmentos corporais em situações de grande estabilidade (estátuas). Noção de imobilidade sobre apoio estável como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os gestos e as posturas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 5 DAD - Ténis

6 Dezembro 2021, 15:30 Bruno Miguel Machado Pedro

O Treinador e a Didática no Ténis;

ü  A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis. Os procedimentos didáticos fundamentais no ténis.

ü  Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jode de singulares e pares.


Aula 5 DAD - Ténis

6 Dezembro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

O Treinador e a Didática no Ténis;

ü  A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis. Os procedimentos didáticos fundamentais no ténis.

ü  Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jode de singulares e pares.


Voltas em Dança

3 Dezembro 2021, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Voltas: Componentes críticas da ação de rodar, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de mudança de direção sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as voltas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 6 - ES3 - DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Sr Vinho

3 Dezembro 2021, 10:00 margarida moura

o   Revisão da dança tradicional EC.

o   Barra inicial específica aos passos: passeio a avançar, à volta do par, a rodar com o par), tacão e bico, serrar simples e malhão. Posições de braços: nível inferior descontraídos, nível médio com palmas, nível superior, nível inferior lateral mãos dadas.

o   Aprendizagem da coreografia tradicional: Sr. Vinho (SV) (Mariza, Fado em Mim). Passos: serrar simples e com palmas, malhão a avançar. MS: nível inferior contra lateral descontraídos, nível inferior lateral entrelaçados,  nível médio com palmas e nível superior.

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em grupo (os da composição coreográfica  (CC) final).


Referencias Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.